Brasil chega à marca de 700 mil mortes por Covid-19
A pandemia, que completa 3 anos, mudou muitos hábitos dos brasileiros

Brasil chega à marca de 700 mil mortes por Covid-19

Vacina foi a grande protagonista na maior crise sanitária do país

Passados três anos desde o primeiro caso de Covid-19 registrado no país, o Brasil alcançou outro triste marco nesta terça-feira, 28: 700 mil mortes causadas pela doença. Um número que compreende todas as trajetórias interrompidas e famílias enlutadas. Milhares delas poderiam ter histórias diferentes com uma ação simples: vacinação. No combate da maior crise sanitária da história do país, a ciência comprova que a principal forma de proteção contra casos graves e óbitos é a vacina.

 

Aumentar as coberturas vacinais contra a Covid-19 é prioridade do Ministério da Saúde, que lançou o Movimento Nacional pela Vacinação no fim de fevereiro. Até agora, mais de 6 milhões de doses de reforço bivalentes já foram aplicadas. No entanto, é importante ressaltar que os grupos prioritários devem procurar uma unidade de saúde.

 

A vacina que hoje está disponível gratuitamente em todas as unidades de saúde do Brasil poderia ter mudado a vida de famílias que perderam pessoas queridas durante a pandemia.

 

Nesta semana a Organização Mundial da Saúde (OMS) revisou a recomendação das vacinas para uma nova fase da pandemia e sugere que crianças e adolescentes saudáveis podem não precisar necessariamente de uma dose, mas grupos mais velhos e de alto risco devem receber o reforço entre 6 e 12 meses após a última vacina. 

 

 

 

 

 


Fernando Frazão/Agência Brasil

Compartilhar: