Brasil ultrapassa 50 milhões de doses aplicadas contra a gripe
Mais de 80 milhões de doses da vacina foram distribuídas pelo país

Brasil ultrapassa 50 milhões de doses aplicadas contra a gripe

SUS ainda tem vacinas contra a influenza disponíveis nos postos de saúde

O Brasil registrou essa semana mais de 50 milhões de doses aplicadas contra a gripe. Os dados são da plataforma LocalizaSUS, que também indicou que a cobertura vacinal entre gestantes, idosos, puérperas, trabalhadores de saúde e professores ultrapassou 50%. Esses são grupos considerados prioritários para a vacinação. 

 

A meta é imunizar 90% da população. Mais de 80 milhões de doses trivalentes, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas para todo o país. O Sistema Único de Saúde (SUS) ainda tem vacinas disponíveis para pessoas a partir dos 6 meses de idade. Quem ainda não se vacinou precisa verificar o calendário do estado e/ou município sobre a disponibilidade. 

 

A imunização é fundamental, porque reduz a carga da doença, especialmente em pessoas com problemas de saúde e idosos, prevenindo hospitalizações e mortes, além de diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde.  

 

É importante reforçar, ainda, que a vacina é fabricada com vírus inativados, fragmentados e purificados, ou seja, não é capaz de induzir o desenvolvimento da doença. Além disso, a composição e a concentração de antígenos são atualizadas a cada ano, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Ministério da Saúde reitera que o imunizante pode ser administrado simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional. 


Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Compartilhar: