Campanha contra gripe imuniza 6 mil pessoas na primeira fase em Ribeirão
Agora, a meta da Secretaria da Saúde é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários, compostos por mais de 208 mil pessoas

Campanha contra gripe imuniza 6 mil pessoas na primeira fase em Ribeirão

Segunda etapa da campanha que inclui todos os grupos prioritários começou nesta segunda-feira, dia 22; vacinação segue até dia 31 de maio

Na primeira fase a campanha de vacinação contra o vírus Influenza (gripe) em Ribeirão Preto, 6.474 pessoas foram imunizadas, segundo levantamento do Programa de Imunização, da  Secretaria Municipal da Saúde.

Já foram vacinadas 5.094 crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), 1.073 gestantes e 307 puérperas (mulheres que deram à luz há até 45 dias).

Nesta segunda-feira, 22, começou a segunda etapa da campanha de vacinação na cidade, incluindo a imunização de todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, formados por gestantes e crianças de seis meses a menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias), puérperas, (mulheres que tiveram filho há até 45 dias), trabalhadores da saúde, idosos, pessoas com comorbidades, doenças crônicas/imunossupressão, indígenas e professores.

A meta da Secretaria da Saúde é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários, compostos por mais de 208 mil pessoas, até o final da campanha, no dia 31 de maio.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde e Planejamento, Luzia Márcia Romanholi Passos, alerta a população para procurar os postos de vacinação para evitar problemas de saúde. “Somente a imunização garante a proteção contra a doença e a diminuição do risco de transmissão para outras pessoas. Portanto, solicitamos à população, às famílias de nossa cidade para que reservem um tempo para se vacinarem”, alertou.

Dia “D”

No dia 4 de maio, quando haverá uma mobilização nacional pela vacinação, o chamado “Dia D”, cinco postos de saúde da cidade permanecerão em funcionamento das 8h às 17 h para atender a população que forma os grupos prioritários. A vacina contra gripe é trivalente, ou seja, composta por três tipos de vírus Influenza, o H1N1, H3N2 e B Phuket.

Em Ribeirão Preto são 38 salas de vacinas que permanecem abertas de segunda a sexta-feira. As salas possuem horários variados de atendimento, de acordo com os horários de funcionamento de cada unidade de saúde. Confira aqui a relação.


Foto: FL Piton

Compartilhar: