Vacinação contra gripe atinge apenas metade dos grupos de risco

Vacinação contra gripe atinge apenas metade dos grupos de risco

Secretaria de Saúde alerta que campanha termina dia 26 de maio

A campanha de vacinação contra a gripe, que termina nesta sexta-feira, 26, vacinou apenas 51% das pessoas em grupos prioritários. O intuito é vacinar 90% das pessoas nesses grupos.

 A Secretaria Municipal da Saúde alerta que aguarda orientação do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo e do Ministério da Saúde, pois, até o momento, não há previsão de prorrogação da campanha.

A última atualização dos números da campanha foi realizada no dia 18 de maio. De acordo com levantamento do Programa de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, já foram vacinadas 9.486 crianças, 14.210 trabalhadores da saúde, 2.498 gestantes, 693 puérperas, (mulheres que deram a luz há até 45 dias), 43.613 idosos e dois indígenas.

Nem o Dia D de vacinação contra a gripe, que aconteceu no dia 13 de maio, ajudou a aumentar a procura da população pela imunização. Na ocasião, foram aplicadas doses em mais 2.513 pessoas. O que mais chamou a atenção foi a baixa procura de gestantes e, principalmente, das crianças.

Não obstante, dentre os grupos prioritários, os que mais procuraram os postos de saúde foram os próprios funcionários do setor, com uma adesão de mais de 70% até o momento. Seguido das mulheres que deram à luz recentemente, com aproximadamente 60%, e dos idosos, com pouco mais de 55%.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde e Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto, Luzia Márcia Romanholi Passos, alerta a população para procurar os postos de vacinação. “As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, aquelas que precisam tomar a vacina por estarem mais expostas ao vírus, devem procurar nesta última semana os postos para evitar problemas de saúde mais graves.”

 


Foto: Divulgação Prefeitura

Compartilhar: