Campanha Fevereiro Laranja pede atenção aos sintomas da leucemia e ao diagnóstico precoce

Campanha Fevereiro Laranja pede atenção aos sintomas da leucemia e ao diagnóstico precoce

A leucemia é o tipo de câncer mais conhecido e em alerta para a prevenção e diagnóstico precoce, acontece a campanha nacional Fevereiro Laranja

Neste mês, a leucemia, tipo de câncer mais conhecido e frequente em idosos, ganha uma atenção ainda maior: a campanha Fevereiro Laranja. A ação nacional tem como objetivo alertar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce, sintomas e tratamento.

A leucemia surge quando os glóbulos brancos, presentes no sangue, perdem a função de defesa e passam a se desenvolver sem controle. Com a diminuição dos glóbulos vermelhos, ocorre a anemia e sintomas como falta de ar, fadiga, palpitação, dor de cabeça, entre outros. Gânglios linfáticos inchados, febres e suores noturnos, perda de peso e desconforto abdominal, também são possíveis sintomas.

Muitos fatores podem aumentar o risco de se desenvolver a leucemia, por exemplo, o consumo excessivo de álcool e o tabagismo. “A campanha é ainda mais importante durante esse período da pandemia, pois as pessoas estão evitando cuidados com outras doenças, além da Covid-19, como é o caso do câncer”, diz Sarah Cristina Bassi, hematologista do InORP Oncoclínicas.

Vacinação da Covid-19 em pacientes hematológicos

A hematologista garante que as vacinas para a imunização da Covid-19 são seguras para pessoas com câncer.

“Consideramos que a vacina da Covid-19 é segura para pessoas com câncer, apesar de termos dados limitados de segurança e eficácia, mas pensamos que de uma forma geral há mais benefícios que riscos. Um estudo do Oncoclínicas reforça esta tese e a importância desse grupo de risco, que possuem o sistema imunológico diferente tenha acesso ao produto”.


Foto: Pixabay (foto ilustrativa)

Compartilhar: