Campanha “Janeiro Branco” promove a importância da saúde mental
Projeto busca colocar a saúde mental em evidência para prevenir o adoecimento emocional do indivíduo

Campanha “Janeiro Branco” promove a importância da saúde mental

Idealizada por um psicólogo brasileiro, a campanha convida a sociedade a refletir sobre os benefícios de ter uma mente saudável

Em meio às campanhas realizadas durante os meses do ano que promovem a conscientização especialmente sobre doenças em todo o mundo, uma delas se originou no Brasil e vem ganhando destaque internacional. Trata-se da campanha “Janeiro Branco”, dedicada a colocar os temas da saúde mental em evidência a fim de prevenir o adoecimento emocional do ser humano, principalmente casos de depressão e ansiedade.

Criada em 2013 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abraão, a campanha teve sua primeira edição em janeiro de 2014 e, desde então, vem ganhando força no Brasil. Recentemente, o tema também foi discutido em países como Estados Unidos, na cidade de Boston, em Portugal, Japão e alguns países da África.

“A escolha do mês se deu por janeiro representar um período de renovação. Já o branco é pela cor representar a união de todas as cores, nos remetendo à ideia de que é necessário estar em harmonia com todas as áreas de nossas vidas. Também podemos pensar que, a partir de uma folha branca, qualquer história pode ser escrita”, explica a psicóloga Paula Nayara Cintra.

Para a psicóloga, é importante que a pessoa dê uma pausa e pense sobre sua vida e o sentido dela, o que lhe faz bem e mal, na qualidade de seus relacionamentos e nos seus sentimentos, medos e angústias. “As pessoas precisam entender que suas vidas são estruturadas em torno de questões mentais, emocionais, relacionais, sentimentais e comportamentais, para que a subjetividade de cada um ganhe um lugar de destaque na nossa sociedade e no nosso dia-a-dia”, completa Paula.

Frases como “quem cuida da mente, cuida da vida”, “quem cuida de si, já cuida do outro” e “autoconhecimento também tem a ver com a saúde mental” são algumas das reflexões usadas por psicólogos para chamar a atenção de todos para os cuidados consigo e com o outro.

Atualmente, os psicólogos lutam pela conscientização da saúde mental distribuindo panfletos em espaços públicos, hospitais e rodoviárias, desenvolvendo palestras em empresas, escolas e faculdades e por meio de canais de comunicação.

No próximo sábado, 20, a Secretaria Municipal de Saúde de Franca promoverá uma mobilização da sociedade em prol da reflexão sobre a saúde mental, na Praça Nossa Senhora da Conceição.

Para mais informações sobre o projeto “Janeiro Branco”, acesse a página oficial no Facebook e o site da campanha.


Foto: Pixabay

Compartilhar: