Campanha Junho Vermelho incentiva doação de sangue
Campanha Junho Vermelho incentiva a doação de sangue

Campanha Junho Vermelho incentiva doação de sangue

No Brasil, são coletadas anualmente 3,6 milhões de bolsas de sangue, o equivalente a 3,1 milhões de transfusões

No inverno, as doações de sangue costumam cair até 30%. Para incentivar os doadores e garantir o estoque de sangue durante o período, é realizada a campanha Junho Vermelho.

A campanha que tem início nesta quarta-feira, 1, é organizada pelo movimento ‘Eu Dou Sangue pelo Brasil’, que tem como meta também iluminar de vermelho monumentos e fachadas de edifícios públicos e privados dos Estados brasileiros.

No Brasil, a doação de sangue é feita nos serviços de hemoterapia públicos e privados, sendo que os doadores correspondem a apenas 1,9% da população. A Organização Mundial da Saúde (OMS), no entanto, recomenda que 3% a 5% dos habitantes de um País sejam doadores.

Os serviços de hemoterapia públicos são responsáveis por 64% da coleta de sangue no País, seguidos dos serviços credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS), que respondem por 29%, e dos serviços exclusivamente privados, que contribuem com 7%.

Dia Mundial

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado no próximo dia 14 deste mês. A data foi criada pela OMS, para sensibilizar as pessoas e lembrá-las da importância desse gesto que pode salvar vidas.


Foto: Alexandre Carvalho

Compartilhar: