Campanha marca o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais

Campanha marca o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais

Nesta terça-feira haverá orientação e testagem na praça XV de Novembro

O programa Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) Aids e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou nesta segunda-feira, dia 27, diversas atividades para marcar o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, que é comemorado nesta terça-feira, 28 de julho. As ações prosseguem até o dia 31.

Na segunda-feira as unidades de saúde da rede municipal iniciaram o acolhimento e aconselhamento, com oferta de testes convencionais marcadores de Hepatite B e C (HBsAg, Anti-HBc e Anti-HCV). Esta mesma atividade é desenvolvida nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) que também oferecem testes rápidos de triagem.

Nas salas de vacina as equipes estão treinadas para estimular a população de até 49 anos e aqueles considerados vulneráveis à doença, de qualquer faixa etária, a tomarem a vacina contra Hepatite B.

Além disso, a Coordenação do Programa definiu um cronograma de atividades a ser cumprido pela equipe nos parques da cidade, utilizando testes rápidos de triagem das Hepatites B e C, com apoio da equipe do Dr. Móvel, que estará no nesta terça-feira, 28, na Praça XV, das 8 às 17h, e no dia 30 de julho na Praça Chico Mendes, das 16 às 20h.

Doença

As Hepatites Virais têm grande importância na saúde pública brasileira considerando-se o número de indivíduos atingidos e a possibilidade de complicações das formas agudas e crônicas.

Sua distribuição é universal, mas há grande variação regional na prevalência de cada hepatite. Em Ribeirão Preto foram diagnosticados 303 casos de Hepatite B e 445 casos de Hepatite C entre 2010 e 2013.

As Hepatites B e C são doenças graves e muitas vezes silenciosas. Milhões de pessoas só percebem que têm essas doenças quando elas começam a se manifestar de formas mais graves, como cirrose ou câncer de fígado.

Serviço
Orientação para prevenção e realização de teste rápido para hepatites
Data: 28 de julho
Local: Praça XV de Novembro
Horário: das 8h às 11h orientação; das 13h às 17h testagem

Revide On-line
Fotos: Carlos Natal / Divulgação

Compartilhar: