Casos de dengue aumentam nos últimos meses do ano

Casos de dengue aumentam nos últimos meses do ano

Desde 2010, registros de casos confirmados de dengue em novembro cresceram mais que o dobro

O número de casos confirmados de dengue em Ribeirão Preto neste ano já se aproxima de 4 mil, segundo dados do Boletim Epidemiológico Mensal da Dengue, Febre do Chikungunya e da Influenza, realizada pela secretaria municipal da Saúde e divulgada na tarde desta terça-feira, 15.

Em novembro, o número de casos confirmados foi de 181. Até então, o mês com maior registro de infecção pelo vírus da dengue foi em novembro de 2010, com 68 casos. Um crescimento de mais que o dobro de casos.

A quantidade pode não impactar se comparada aos casos confirmados em anos anteriores – como em 2010, quando foram confirmados 29,6 mil casos ou em 2013 com pouco mais de 13 mil. Mas, segundo o secretário municipal da Saúde, Stênio Miranda, os registros preocupam quando analisado o aumento de número de casos dos últimos cinco meses deste ano.

Leia mais: Secretário da Saúde alerta para grande epidemia de dengue

A médica Ana Alice Martins Corrêa de Castro e Silva, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, reforça explicando a sazonalidade da doença.  A transmissão, explica a especialista, começa a aumentar entre outubro e novembro, apresentando um pico em abril e reduz até setembro.

Neste ano, Ribeirão Preto fecha o ano considerado como hiper endêmico em casos de dengue. “Endemia é o número de casos esperado para certo período.  2015 foi um ano de alta transmissão, mas não epidêmico. Porém, os dados apontam para uma epidemia em 2016”, alerta.

A orientação da secretaria municipal da Saúde é de que os moradores colaborem para a extinsão do mosquito transmissor da dengue tomando precauções como eliminar possíveis criadouros como garrafas, copos plásticos e pneus. Além de manter vedado reservatórios de água e sempre verificar os vasos de plantas.

Região

No ranking do boletim, a zona Oeste de Ribeirão Preto é a que mais possui casos de dengue, com 1,2 mil confirmações e é seguida pelas zonas Leste (923), Norte (788), Central (543) e Sul (349). 52 casos são considerados Distritos em Confirmação pelo documento.

Zika

Em novembro Ribeirão Preto registrou oito casos suspeitos de Zika vírus, no entanto, nenhum foi confirmado.

Neste mês, o boletim epidemiológico trás dados referentes à microcefalia. Entidades brasileiras estudam a relação da deformação da caixa craniana em recém-nascidos com o vírus transmitido pelo Aedes aegypti. Em Ribeirão Preto, até 30 de novembro, foram notificados cinco casos suspeitos de Microcefalia. Em nenhum destes casos, a correlação entra as doenças foram confirmadas.

Febre do Chikungunya

O número de casos registrados da Febre do Chikungunya pulou de cinco, em 2014, para 19 neste ano. Contudo, apenas dois casos foram confirmados – importados da Bahia. No ano passado não houve confirmação de contaminação da doença.

Foto: Venilton Kuchler | Fotos Públicas

Compartilhar: