Casos de dengue crescem 373% em Ribeirão Preto nos dois primeiros meses de 2019

Casos de dengue crescem 373% em Ribeirão Preto nos dois primeiros meses de 2019

Secretaria da Saúde mostra que confirmações da doença foram quatro vezes maiores neste ano

Ribeirão Preto confirmou 219 casos de dengue no mês de fevereiro de 2019. O número é 491,8% maior que o registrado no mesmo mês de 2018, quando ocorreram 37 registros da doença. No primeiro bimestre de 2019, foram 388 pessoas com dengue em Ribeirão Preto, um aumento de 373% em relação ao registrado no mesmo período de 2018.

Os dados são do Boletim Epidemiológico divulgado nesta quarta- feira, 6, pelo Departamento de Vigilância em Saúde e Planejamento, órgão da Secretaria Municipal da Saúde. 

O secretário Sandro Scarpelini afirmou que, embora o número de casos tenha aumentado com relação ao mesmo período do ano passado, o índice é menor que de outras cidades da região.

Já para a chikungunya, o mês de fevereiro não registrou nenhum caso de doença, assim como o mesmo mês do ano passado. Em fevereiro de 2019, foram notificados e investigados nove casos de zika vírus e quatro em fevereiro de 2018, mas nenhum confirmado. 

Casos de microcefalia ou outras alterações neurológicas possivelmente relacionadas à infecção pelo zika vírus também não foram registrados em fevereiro de 2019 ou em outros meses do ano passado.

De acordo com o Boletim Epidemiológico, não houve registro de febre amarela em janeiro deste ano.  Desde 2016 não há registro de casos da doença em Ribeirão Preto.

Com relação à Síndrome Respiratória Aguda Grave (gripe causada pelo vírus Influenza H1N1), não foi confirmado nenhum caso da doença em fevereiro deste ano.

No último sábado, 2 de março, uma jovem morreu por suspeita de H1N1 em Ribeirão Preto. Segundo a Secretaria da Saúde, a causa da morte deve ser confirmada nos próximos 30 dias. 
 


Foto: Divulgação

Compartilhar: