Casos de dengue registram queda no mês de abril, em Ribeirão Preto
Jovem de 26 anos morreu no último sábado, no hospital Santa Lydia; dengue e coronavírus são investigados

Casos de dengue registram queda no mês de abril, em Ribeirão Preto

Segundo Secretaria da Saúde, são 12 mil casos no ano e oito mortes por suspeita da doença são investigadas

Os casos de dengue chegaram a 12.179 em Ribeirão Preto, de janeiro a abril. O número é 69% maior em relação a 2019, quando foram registrados, no mesmo período, 7.193 casos da doença, segundo o boletim da Secretaria Municipal da Saúde.

Mas, no mês de abril, foi registrada uma desaceleração da doença, com 519 casos, 88% a menos em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 4.222 casos.

Mortes

Duas pessoas morreram em decorrência da doença em Ribeirão Preto desde janeiro e oito mortes suspeitas também são investigadas. Uma paciente de 26 anos, que foi atendida no hospital Santa Lydia no dia 28 de abril e que apresentou exame positivo para dengue, morreu no sábado, 2.

Segundo a Secretaria de Saúde, o quadro da jovem também evoluiu para uma insuficiência a respiratória aguda grave, principal sintoma de coronavírus. “Não se descarta, nesse caso a presença de coronavirus também ou concomitante.  De toda forma, o material para exame de Covid-19 foram coletados, mas ainda  sem resultado.  Isso justifica a abordagem dada a paciente, com caixão lacrado e todos os procedimentos protocolares”, diz anota da secretaria.

Boletim Epidemiológico

Ainda segundo o boletim divulgado pela secretaria nessa segunda-feira, 4, já foram notificados 1.559 casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) na cidade. Ao todo, são 300 confirmados, 887 descartados e oito óbitos.

Já para a chikungunya, não houve nenhum caso confirmado da doença em abril de 2020.

Quanto à microcefalia ou outras alterações neurológicas possivelmente relacionadas à infecção pelo zika vírus, foram registrados como suspeitos quatro casos em abril deste ano.

De acordo com o Boletim Epidemiológico, não houve registro de febre amarela no mês de abril.  Desde 2016, não há registro de casos da doença em Ribeirão Preto.


Arte Revide

Compartilhar: