Centro de Saúde Mental 24 horas inicia atendimento no mês de novembro
Ribeirão conta com novo Centro de Atendimento Psicossocial a partir de novembro

Centro de Saúde Mental 24 horas inicia atendimento no mês de novembro

Unidade passa a funcionar no antigo prédio do Pronto Socorro Central

A Secretária Municipal da Saúde inicia, no dia 7 de novembro, a primeira etapa de funcionamento do Centro de Atenção Psicossocial IV (CAPS IV), localizado na avenida Jerônimo Gonçalves, 466, na região central. A unidade contará inicialmente com 20 leitos de observação, além de atendimento ambulatorial pós-alta com agendamento de retorno dos pacientes. O CAPS funcionará 24 horas. O corpo clínico será formado por profissionais qualificados no tratamento em saúde mental, com equipe composta por médicos psiquiatras, médicos clínicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais.

 

“A partir de agora, pacientes com problemas psiquiátricos de urgência terão atendimento especializado, evitando a longa espera nas Unidades de Pronto Atendimento quando necessitam de internação hospitalar, passando a receber tratamento imediato, especializado e mais humanizado”, afirmou a secretária da Saúde, Jane Aparecida Cristina. O investimento nessa unidade é de aproximadamente R$ 700 mil mensais e a estrutura atual será aperfeiçoada para atender urgências psiquiátricas de forma integral.

 

Foto: Guilherme Sircilli

 

Atualmente a cidade possui sete serviços especializados de saúde mental, seis são Centros de Atenção Psicossocial e um Ambulatório Especializado de Saúde Mental, com capacidade de atendimento por volta de 14 mil pacientes por ano. O novo serviço busca garantir uma melhor qualidade e eficiência no acompanhamento de casos psiquiátricos na cidade, garantindo uma possível redução no número de internações e de óbitos por suicídio.

 

Serviço

 

Centro de Saúde Mental 24 horas

Endereço: Av. Jerônimo Gonçalves, 466, Centro

Funcionamento: a partir de 7 de novembro de 2022


Foto: Guilherme Sircilli

Compartilhar: