Centro de Saúde Mental 24h inicia atendimento em Ribeirão Preto
Ribeirão Preto inaugura novo Centro de Saúde Mental 24 horas

Centro de Saúde Mental 24h inicia atendimento em Ribeirão Preto

Unidade oferece acompanhamento e atendimento de urgência a casos psiquiátricos

A Prefeitura de Ribeirão Preto inaugurou, nesta segunda-feira, 7, o Centro de Atenção Psicossocial IV (CAPS IV) que oferecerá atendimento 24 horas para pacientes psiquiátricos. A unidade passa a funcionar no edifício do antigo Pronto Socorro Central, na Avenida Jerônimo Gonçalves, 466, no Centro da cidade.

 

Segundo a Prefeitura, o Centro de Saúde Mental contará inicialmente com 20 leitos de observação, além de atendimento ambulatorial pós-alta com agendamento de retorno dos pacientes. O corpo clínico será formado por profissionais qualificados no tratamento em saúde mental, com equipe composta por médicos psiquiatras, médicos clínicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. O investimento nessa unidade é de aproximadamente R$ 700 mil mensais e a estrutura atual será aperfeiçoada para atender urgências psiquiátricas de forma integral.

 

Atualmente a cidade possui sete serviços especializados de saúde mental, seis são Centros de Atenção Psicossocial e um Ambulatório Especializado de Saúde Mental, com capacidade de atendimento por volta de 14 mil pacientes por ano. O novo serviço busca garantir uma melhor qualidade e eficiência no acompanhamento de casos psiquiátricos na cidade, garantindo uma possível redução no número de internações e de óbitos por suicídio.

 

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, em 2020 Ribeirão Preto absorveu 508 solicitações de internações psiquiátricas, porém apenas 312 internações foram efetivadas. Por ano, aproximadamente, 2,5 mil pacientes com algum caso psiquiátrico são atendidos pelas Unidades de Pronto Atendimento do município, média de cerca de sete pacientes por dia, divulgou a pasta.

 

 

Centro de Saúde Mental 24 horas

Endereço: Av. Jerônimo Gonçalves, 466, Centro

Funcionamento: todos os dias, 24 horas

 


Foto: Guilherme Sircilli

Compartilhar: