Chocolates: Saiba qual o consumo adequado na Páscoa

Chocolates: Saiba qual o consumo adequado na Páscoa

O valor calórico entre os tipos de chocolate varia entre 400 a 500 calorias a cada 100 gramas; consumo deve ser feito com 30g ao dia

Manter a dieta não é fácil, ainda mais na Páscoa, quando o chocolate é sinônimo de degustação. Seja uma caixa de bombom ou ovos de chocolate, as calorias não são poucas, mas quem resiste?

Para manter um padrão alimentar adequado durante esta época, a nutricionista e diretora do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), Cibele Gonsalves, diz que existem produtos recomendados para a Páscoa.

“Na hora de comprar ovos de Páscoa, caixa de bombons, barras de chocolates ou outros produtos relacionados, é recomendado escolher os que tenham menor teor de gordura saturada”, afirma.

Ela diz ainda que devido ao valor calórico elevado, o consumo de chocolate deve ser feito com moderação, no máximo 30g ao dia.

Valor calórico

O valor calórico entre os tipos de chocolate varia entre 400 a 500 calorias a cada 100 gramas, de acordo com a nutricionista. O amargo é o mais indicado para o consumo, pois ele tem mais cacau em sua composição. Já o chocolate branco possui gordura e açúcar em excesso.

"Os ovos classificados como meio amargo ou amargo apresentam entre 50% e 70% de cacau em sua composição, respectivamente. O cacau possui flavonoides, que exercem ação anti-inflamatória, antioxidante e cardioprotetora. Também auxiliam na redução da pressão arterial, das taxas de açúcar no sangue e do colesterol ruim".

Os ovos que possuem avelãs, castanhas e amêndoas são mais saudáveis, pois têm gorduras insaturadas que são cardioprotetoras, que ajudam no coração.

“É importante ter atenção às versões trufadas e recheadas que deixam os ovos mais calóricos, sem um benefício nutricional agregado, como no caso do acréscimo das oleaginosas, que são as avelãs, castanhas”, explica.

A nutricionista completa que quando consumido de forma consciente, o chocolate pode ser um aliado para a saúde, principalmente para o coração.

Dicas

Cibele conclui que algumas dicas podem tornar a Páscoa mais saudável, como abrir um ovo por vez, dividindo-o em pedaços pequenos, assim limitando o consumo diário e evitando o exagero.

Não deixar os ovos à vista também é uma opção, pois ajuda a evitar a ‘tentação’ de querer experimentar todos de uma só vez.
 

Foto: Divulgação 

Compartilhar: