Cirurgia com meninas siamesas em Ribeirão Preto pode mudar medicina no Brasil
A primeira etapa da cirurgia deve acontecer em fevereiro com a supervisão do médico especialista americano James Goodrich

Cirurgia com meninas siamesas em Ribeirão Preto pode mudar medicina no Brasil

De acordo com o médico Hélio Rubens Machado, o procedimento de separação entre as pequenas Maria Ysabelle e Maria Ysadora é o primeiro caso de cirurgia siamesa com tamanho estudo e preparação no país

A cirurgia com as meninas siamesas que será realizada em Ribeirão Preto, no dia 17 de fevereiro de 2018, pode mudar a estratégia médica de preparação utilizada em casos clínicos raros.

De acordo com o médico neurocirurgião, chefe da divisão neurocirúrgica pediátrica do Hospital das Clínicas em Ribeirão Preto, Hélio Rubens Machado, o procedimento de separação entre as pequenas Maria Ysabelle e Maria Ysadora é o primeiro caso de cirurgia siamesa com tamanha pesquisa e preparação no Brasil.

O estudo para desenvolvimento do caso foi realizado com a supervisão do médico americano especialista no assunto James Goodrich, que já operou mais de 20 casos semelhantes aos das meninas, sem ocorrência de óbito.

Réplica perfeita de protótipo tridimensional semelhante ao crânios das meninas siamesas.

De acordo com o médico do HC, o processo de preparação para a separação das crianças cearenses, unidas pela cabeça, tem sido desenvolvido há cerca de um ano. A certeza sobre a cirurgia foi tida em novembro de 2017.

“Serão quatro fases cirúrgicas, sendo as três primeiras com cortes para a separação de partes da cabeça, do mesmo tamanho, enquanto a última e mais delicada será para a separação definitiva, que deve acontecer no final deste ano. Cada etapa deve acontecer com o espaço entre dois a três meses, depende da situação das meninas”, fala Machado.

Ao todo, mais de 30 profissionais participam do processo. “Esperamos que com essa preparação realizada, o processo cirúrgico seja um sucesso. Sequelas podem acontecer, mas estamos nos preparando para que saia tudo bem. Estamos preparados”, finaliza o médico de Ribeirão Preto.

 


Fotos: Pedro Gomes

Compartilhar: