Com capacidade de atendimento para 400 idosos, Prefeitura reinaugura o Centro de Convivência do Idoso

Com capacidade de atendimento para 400 idosos, Prefeitura reinaugura o Centro de Convivência do Idoso

Além das atividades esportivas, o local contará também com oficinas artesanais e culturais

A prefeitura de Ribeirão Preto reinaugurou na manhã desta quarta-feira, 31 de janeiro, o CCI – Centro de Convivência do Idoso, no bairro Campos Elíseos, zona leste da cidade, com capacidade de atendimento de 400 idosos. Após um período de reforma, o Centro de Convivência para o idoso, reabriu suas portas, oferecendo um lugar ainda mais acolhedor para os idosos.

 

 

 

O prefeito Duarte Nogueira falou sobre a importância do equipamento em seu discurso. “O espaço teve toda a sua estrutura reformada para que os frequentadores possam ter um ambiente confortável, seguro e climatizado para desfrutarem da melhor maneira possível as atividades realizadas pela Prefeitura ou pelos nossos parceiros”.

 

 

 

Nogueira falou ainda de cinco pilares para um envelhecimento saudável. “Temos aumentado a expectativa de vida, é importante acordar cedo, fazer atividade física, alimentação saudável, contentamento, alegria e por último, uma boa relação com o criador, independente da religião”, comentou o prefeito.

 

 

 

A secretária da pasta, Glaucia Berenice falou da preparação do espaço. “Preparamos um local muito acolhedor, para que aqueles que aqui frequentarem possam se sentir acolhidos. É preciso enfatizar a parceria com as secretarias responsáveis por atender a pessoa idosa além da assistência social, a cultura, o esporte e a saúde. Hoje a casa está senso devolvida para a população e nós estamos muito felizes por entregar este equipamento reformado, revitalizado por tudo que ele representa e pelas novidades que ainda virão”, conclui.

 

 

 

Também estiveram presentes, o diretor da DRADS – Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social, Jean Alex dos Santos, representantes do legislativo, o presidente da Câmara Isaac Antunes e os vereadores, André Rodini, Alessandro Maraca e Maurício da Vila Abranches. Os secretários de Cultura e Turismo, Pedro Leão, da Casa Civil, Alessandro Hirata, de Esportes, Ricardo Aguiar.

 

 

 

Após o cerimonial, o evento contou com apresentações dos idosos: CCI - Apresentação Forró, do CAIC - apresentação Bolero, do Círculo Operário - "Expressão Corporal Jerusalema" e Ginástica PIC - Coreografia Drag Queens. Além das equipes da Secretaria de Assistência Social e Organizações da Sociedade Civil, parceiras da SEMAS.

 

 

 

O CCI é uma das modalidades de atendimento prevista tanto na Política Nacional de Assistência Social, como na Política Nacional do Idoso, que prevê, além das diversas atividades esportivas, culturais e de lazer, a oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, com ações e encontros através dos grupos socioeducativos, oportunizando a pessoa idosa sua participação na vida comunitária, prevenindo situações de risco pessoal e contribuindo para o envelhecimento ativo e saudável.

 


 

Entre as finalidades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos, como, contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo; Assegurar espaço de encontro para os idosos e encontros intergeracionais de modo a promover a sua convivência familiar e comunitária; Detectar necessidades e motivações e desenvolver potencialidades e capacidades para novos projetos de vida; Propiciar vivências que valorizem as experiências, estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo social da pessoa idosa.

 

 

 

As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, das 08h às 16:30h, de acordo um cronograma pré-estabelecido e que ao longo do ano, novas atividades poderão ser acrescidas:

Atividades esportivas:

•  PIC – em parceria com a Secretaria do Esporte

•  Vôlei Adaptado – em parceria com a Secretaria do Esporte e com a Lacultesp

•  Oficinas de atividades esportivas

Atividades culturais:

•  Oficina de Dança de Salão

Atividades artesanais:

•  Oficinas de atividades manuais: Macramê e artesanato

 

 

 

Atendimento CRAS no CCI:

•  Atendimento e grupos socioeducativos com assistente social e psicóloga

 

 

 

O Centro de convivência do idoso é referenciado ao CRAS 1, coordenado pela assistente social Sílvia Borges, responsável pelas atividades desenvolvidas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, junto aos técnicos de referência do CRAS e a encarregada do CCI, Jeane Carlomusto.

 

 

 

 

O CCI está aberto para o atendimento de todos os idosos munícipes de Ribeirão preto, com capacidade para atendimento de 400 idosos, nas diferentes atividades ofertadas.

 

 

 

Para acesso as atividades são necessárias a inscrição no SCFV, inclusão ou atualização no Cadastro Único. Os agendamentos serão realizados no CCI com a encarregada Jeane Carlomusto.

 

 

 

História

O CCI – Centro de convivência do idoso “Melhor Idade”, conhecido como Núcleo da 3ª idade “Angelo Sampaio”, iniciou suas atividades em 1996 na Rua Antonio Milena, Campos Elíseos. O serviço contava com uma frequência de aproximadamente 150 idosos, onde eram ofertadas diversas atividades. Nesse período iniciou-se também o vôlei adaptado, através da parceria com a Cava do Bosque – Secretaria de Esporte.

 

 

 

Em 2000 o trabalho passou a ser executado no atual endereço: avenida Saudade, 2182. Inaugurado em novembro, na gestão do então prefeito Roberto Jábali, ampliaram- se as atividades ofertadas e o quantitativo de idosos atendidos, passando a uma frequência média de 400 idosos ao mês.

 


Foto: Fernando Gonzaga / Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Compartilhar: