Conheça 9 alimentos que devem ser evitados pelas crianças
Ingestão de mel deve ser evitada em crianças com até 12 meses

Conheça 9 alimentos que devem ser evitados pelas crianças

A nutricionista Suzy Rosa listou nove alimentos que são prejudiciais à saúde das crianças

A alimentação é considerada mais do que uma necessidade básica para a sobrevivência do ser humano, porque além de suprir os nutrientes indispensáveis ao crescimento, desenvolvimento e manutenção das funções fisiológicas, ela também auxilia nos aspectos do desenvolvimento psicológico.

Uma alimentação balanceada e saudável é importante em todas as idades, mas quando se trata de crianças de 0 a 5 anos de vida é preciso cuidado e atenção aos alimentos que vão ser oferecidos aos pequenos.

Segundo a nutricionista Suzy Rosa, criança pequena come quando sente fome, independente de horário. Já na idade escolar o ato de se alimentar fica mais complexo, envolvendo outros fatores. “Quando a criança começa a frequentar a escola, sua alimentação tende a mudar, e além de envolver os fatores fisiológicos e psicológicos, acaba envolvendo os sociais e culturais, ou seja, causas externas”, explica.  

Pensando no bem-estar das crianças, o Portal Revide, juntamente com a nutricionista Suzy Rosa, listou nove alimentos que não devem ser consumidos pelas crianças.

1. Alimentos alergênicos

Como leite de vaca, ovo, trigo, milho, amendoim, soja, e frutos do mar, que podem causar alergias alimentares, mais comum em crianças. Estima-se que 6% das crianças de até 3 anos apresentam reações do sistema imunológico a alguns alimentos Algumas das reações ficam restritas somente à infância, e acabam sumindo ao longo do tempo.

2. Mel

Muitos pais não sabem, mas o mel é contraindicado para crianças de até 12 meses de vida por ser uma fonte de transmissão do botulismo, que ocorre quando há a ingestão de esporos presentes no alimento. Essa transmissão ocorre com maior frequência em crianças com idade entre três e 26 semanas, motivo pelo qual não deve ser consumido pelos pequenos.

3. Alimentos que pode causar engasgos e sufocamento.

Pipoca: A casca durinha tende a ficar presa nos dentes, em crianças podem causar engasgos severos. Não é recomendado servir pipoca até os quatro anos de vida;
Azeitonas com caroço: Evite até os quatro anos de idade;
Balas: Podem causar engasgos sérios, sufocamentos, obesidade e cáries dentárias, além disso, não apresenta nenhum valor nutricional. O consumo deve ser evitado até os dois anos. Depois disso, permitir o acesso com moderação;
Peixes com espinhas: Por mais cuidado que os pais tenham ao tirar as espinhas antes de colocar o peixe no prato da criança, sempre acaba sobrando algumas partes, podendo levar ao engasgo e até ao sufocamento infantil. Evite até os quatro anos de idade.

4. Salgadinhos industrializados

O excesso de sódio na composição pode levar a alterações no metabolismo infantil. Também têm mais gorduras do que o recomendado para a dieta das crianças. Evite até os dois anos de idade.

5. Refrigerantes

Não contam com valor nutricional, e possuem uma grande quantidade de sódio, gorduras e açúcares em sua composição. Podem causar obesidade e a formação de cáries dentárias. O consumo deve ser realizado com moderação e de preferência após a criança completar dois anos de idade.

6. Macarrão instantâneo

Contam com excesso de sódio em sua composição, por conta disso podem provocar alterações no metabolismo infantil. Especialistas ressaltam que os pais devem evitar durante o 1º ano de vida

7. Sucos industrializados 

Os sucos em pó, o néctar e o de garrafa, contêm grandes quantidades de açúcares e aditivos, como corantes e adoçantes. O consumo aumenta o risco de obesidade e alergias alimentares. É recomendado o consumo de sucos naturais até os três anos de idade.

8. Embutidos

Eles possuem grande quantidade em sódio, gorduras e nitratos, aumentando o risco do desenvolvimento de hipertensão arterial e de cânceres. A salsicha é um exemplo de alimento embutido. Ela é produzida a partir de tripas de animais que são recheadas com diversos tipos de animais e conservantes,sendo prejudiciais para o organismo sensível das crianças.  Esses alimentos também são grandes causadores de engasgos e sufocamento. Evite até os quatro anos de idade.

9. Bolachas recheadas e bolos prontos recheados

Esses alimentos são ricos em gorduras saturadas, açúcares e sódio, sem nenhum valor nutricional. Evitar até o primeiro ano de vida.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: