Dengue e Zika: Ribeirão Preto é tema de reportagem nacional

Dengue e Zika: Ribeirão Preto é tema de reportagem nacional

Surto das doenças no município tem alarmado imprensa de todo planeta

O surto de dengue e zika em Ribeirão Preto foi tema, por mais uma vez, de reportagem nacional. A matéria, publicada pelo canal Globo News, neste domingo, 28, tenta desvendar quais os motivos pelo grande surto do Aedes aegypti na cidade.

Com aproximadamente 666 mil habitantes, a epidemia de dengue e zika em Ribeirão Preto chegou mais cedo e mais forte comparada a outras regiões do Brasil. Em janeiro deste ano, por exemplo, já foram notificados mais de 6 mil casos de pacientes contaminados, fora os que optam por não se consultar.

Há indícios de que até julho de 2016, 10% da população seja infectada pelo mosquito transmissor, o que equivale a 66 mil ribeirãopretanos com a doença. Fernando Gabeira mostra em seu programa como tem sido o atendimento no Polo Dengue e principalmente na região Oeste da cidade, onde a contaminação abriga o maior número de casos.

Por fim, o centro de infectologia do município tem pesquisado excessivamente sobre os vírus citados. Segundo pesquisadores, o principal motivo de a cidade possuir o surto seria por conta do clima propenso de Ribeirão. Um grupo de pesquisadores já estuda os casos e afirma que testes já estão sendo feitos.

“Já perdemos a guerra para o mosquito, não sabemos o que pode acontecer. Esse inseto, durante sua evolução, ficou ligado ao ser humano, ele depende de nós para sobreviver. Tem de picar várias vezes para que os ovos sejam expostos e assim ocorra a reprodução. Haverá muita dificuldade em radicar o aedes egypty, já que para que ele suma o homem também deve deixar de existir”, comentou um dos infectologistas ao apresentador Gabeira.

Compartilhar: