Dezembro Laranja: oncologista reforça a importância da prevenção do câncer de pele

Dezembro Laranja: oncologista reforça a importância da prevenção do câncer de pele

Câncer de pele, um dos mais frequentes no mundo, é resultado, na maioria dos casos, da exposição aos raios UV solares  

As cidades do interior paulista, como Ribeirão Preto, possuem um alto índice de radiação solar. Os raios UV (ultravioleta) podem danificar o DNA das células, contribuindo para o aparecimento de lesões na pele, incluindo o câncer de pele. A médica oncologista, Julia De Stéfani Cassiano reforça a importância do cuidado contra o câncer de pele com algumas dicas de prevenção.

Os cânceres de pele podem ser divididos em melanoma e não melanoma, e os mais frequentes são o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular, menos agressivos. Segundo a oncologista, a maioria dos casos de câncer de pele é resultado da exposição aos raios UV solares ao longo da vida.

"O melanoma, tipo de câncer de pele mais agressivo e raro em comparação aos outros, também está relacionado à exposição solar principalmente aquela exposição intermitente e recreacional. Um exemplo é quando alguém volta da praia muito queimado e vermelho. Mas há também outros fatores de risco para o melanoma como, histórico familiar, idade, tipo de pele, entre outros”, acrescenta a oncologista Julia De Stéfani Cassiano.

A médica destaca ainda que as inovações tecnológicas, como as roupas e acessórios com tecidos inteligentes dotados de ativos fotoprotetores, que bloqueiam os raios UVA e UVB, também são grandes aliados para quem tem ou teve câncer de pele e também para quem deseja andar sempre protegido. A maioria dos modelos comercializados oferece um excelente nível de proteção, mas não dispensam os cuidados mais conhecidos. 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), pessoas com mais de 65 anos são 11 vezes mais predispostas a desenvolverem neoplasias, além de representarem cerca de 60% das pessoas com alguma doença oncológica. Apesar de o câncer de pele não-melanoma ser a neoplasia maligna mais comum, também é um dos tipos de câncer com mais chances de ser prevenido. Confira abaixo algumas dicas da médica oncologista:

Utilizar protetor solar diariamente com fator de proteção solar igual ou superior a 30. É importante reaplicar ao longo do dia;

Evitar exposição solar entre as 9h e 16 horas;

Usar chapéus e roupas com fator de proteção UV no tecido, quando estiver exposto ao sol;

Proteger os olhos com óculos de sol;

Proteger os lábios com protetor solar labial;

Ficar atento ao corpo, busque reservar um tempo só para se cuidar;


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: