“Dia D” de vacinação contra sarampo acontecerá neste sábado, 19
Doses estarão disponíveis nos postos para este público até o dia 25 de outubro

“Dia D” de vacinação contra sarampo acontecerá neste sábado, 19

A meta do Estado de São Paulo é alcançar crianças de 6 meses a 5 anos que ainda não foram imunizadas

Neste sábado, 19, acontecerá o “Dia D” de vacinação contra sarampo, com 4,3 mil postos de saúde abertos das 8h às 17h em todo Estado de São Paulo. A iniciativa visa ampliar a adesão à campanha em curso, que vai até 25 de outubro.

A imunização é destinada a crianças a partir de 6 meses e com menos de 5 anos, consideradas mais vulneráveis a apresentar complicações pela doença. O público-alvo da campanha deve ser levado aos postos de saúde, preferencialmente com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose.

Desde 7 de outubro, o Estado vacinou 17,7 mil crianças e segue com a meta de imunizar 2,2 milhões. “A tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Mantê-la em dia é a melhor forma de prevenção e, por isso, convocamos as mães, pais, familiares e responsáveis para levarem os pequenos aos postos durante esta campanha”, afirma o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann. 

Recomendações

A vacina é contraindicada para bebês com menos de 6 meses. A recomendação para os pais e responsáveis por crianças nessa faixa etária é evitar exposição a aglomerações, manter higienização adequada, ventilação adequada de ambientes, e sobretudo que procurem imediatamente um serviço de saúde diante de qualquer sintoma da doença, como manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa bucal. Somente um profissional de saúde poderá avaliar e dar as recomendações necessárias.

A Secretaria da Saúde também orientou que as salas de vacinação façam a triagem de crianças que tenham alergia à proteína lactoalbumina, presente no leite de vaca, para que estas recebam a dose feita sem esse componente. Para as crianças com alergia grave ao ovo, é recomendável procurar orientação médica, para que a Vigilância Municipal agende o atendimento em serviço apto a administrar da vacina em ambiente controlado e com condições de realizar o atendimento de anafilaxia (reação alérgica grave), caso necessário.

Outros públicos

Neste ano, a campanha também terá uma segunda fase, porém, focada em jovens de 20 a 29 anos. A ação ocorrerá entre os dias 18 e 30 de novembro, quando acontecerá outro “Dia D”. Esse grupo poderá receber a dose da tríplice ou da dupla viral (sarampo e rubéola), conforme a indicação do profissional de saúde.

Foto: freepik 

Compartilhar: