Dia do portador de Marcapasso é celebrado em Ribeirão Preto nesta sexta, 23
Dia do portador de Marcapasso é celebrado em Ribeirão Preto nesta sexta, 23

Dia do portador de Marcapasso é celebrado em Ribeirão Preto nesta sexta, 23

Ação pretende desmistificar o marcapasso e mostrar para a população que um cuidado fácil e rápido pode salvar vidas

Nesta sexta-feira, 23, é comemorado em todo o país o Dia do Portador de Marcapasso. Em Ribeirão Preto, a data também será celebrada nos hospitais Beneficência Portuguesa e São Lucas, e na clínica cardiovascular. A ação organizada pela Associação Brasileira de Arritmia, Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca Artificial/Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (ABEC/DECA) será das 8h às 18h.

Com o objetivo de mostrar a importância de procurar por um cardiologista, para evitar problemas futuros de coração, a campanha está em sua terceira edição neste ano, e pretende realizar palestras didáticas sobre o marcapasso, além de distribuir cartilhas explicativas.

Outra meta da ação é sensibilizar os gestores responsáveis pela saúde no país para que todos os pacientes que necessitam de marcapasso, ressincronizador e cardiodesfibrilador tenham acesso mais fácil aos implantes, principalmente nas regiões brasileiras mais carentes. 

Marcapasso

O marcapasso é um dispositivo implantado no peito ou abdômen, e tem como objetivo regular os batimentos cardíacos da pessoa. Atualmente, existem dois tipos de marcapasso, o provisório e o definitivo. O provisório é  utilizado para tratar alterações cardíacas temporárias, como batimentos lentos causados por ataque cardíaco, cirurgia cardíaca ou overdose de medicamento. Este também é usado durante emergências até a implantação do marcapasso definitivo, ou até que a condição temporária seja solucionada. Já o definitivo é utilizado no controle de problemas de ritmo cardíaco a longo prazo.

Dados

Segundo dados do Censo Mundial de Marcapassos e Desfibriladores, no Brasil são implantados 215 marcapassos por milhão de habitantes, já na Argentina são 382, no Uruguai são 578 e em Porto Rico 606 marcapassos por milhão de habitantes.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: