Dia Mundial de Combate ao Câncer: pandemia afeta diagnóstico e tratamento
Grupo Oncoclínicas disponibiliza guia completo com dicas para uma dieta balanceada

Dia Mundial de Combate ao Câncer: pandemia afeta diagnóstico e tratamento

Segundo especialistas, pacientes estão adiando as consultas e tratamentos oncológicos por conta da atual situação da Covid-19

O receio de uma possível exposição ao coronavírus fez com que os pacientes em acompanhamento do câncer e pessoas que precisam fazer os exames diagnósticos adiassem as consultas. No Dia Mundial de Combate ao Câncer, neste 8 de abril, profissionais reforçam a importância das ações de prevenção, entre elas, as mudanças de comportamento em busca de hábitos saudáveis e a adoção da rotina de exames preventivos, além da continuidade de tratamentos e acompanhamento especializado.

"É preciso manter a atenção com a saúde para que a doença possa ser detectada precocemente, pois o adiamento de cirurgias e de exames diagnósticos pode reduzir significativamente as chances de cura", reforça o oncologista Diocésio Andrade, diretor técnico do Instituto Oncológico de Ribeirão Preto (InORP), que destaca a data como forma de conscientizar a população sobre as causas e impactos da doença, bem como os benefícios do diagnóstico precoce e as possibilidades de prevenção.

"É uma oportunidade para reforçar a importância de hábitos saudáveis, como o combate ao tabagismo, os benefícios da reeducação alimentar associada à prática regular de exercícios físicos, uso de protetor solar, e o papel essencial de acompanhamento médico, já que, os exames preventivos e o diagnóstico precoce ainda são os principais responsáveis nos casos de cura de câncer e sucesso nos tratamentos", diz Diocésio.

De acordo com as informações disponibilizadas no Relatório Anual de Gestão da Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto, a quinta causa de internações na cidade foi por conta de neoplasias com 3.640 casos, o que representou 9,59% do total registrado em 2020. O documento aponta ainda que em 2019, os casos de câncer ocupavam a quarta posição, mas passou para quinta devido à pandemia.

"O receio de uma possível exposição à Covid-19 acabou afetando a rotina de pacientes oncológicos e adiando novos diagnósticos da doença", diz o diretor técnico do Inorp.

Dados nacionais

Dados dos do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que, em 2020, o câncer de próstata foi o mais comum, com 65.840 registros no país. Em seguida, estão o câncer de mama, com 66.280 registros, e o câncer de cólon e reto, com cerca de 20 mil registros.

Campanha

Para ajudar a população em geral e os pacientes oncológicos a adotarem hábitos de vida mais saudáveis, o Grupo Oncoclínicas disponibiliza um guia completo com dicas para uma dieta balanceada com muitas cores e sabores, ideias simples para a prática de atividades físicas e outras informações para vivermos mais e melhor. O material está disponível no: https://www.grupooncoclinicas.com/movimentopelavida.


Imagem: Freepik

Compartilhar: