Dia Mundial de Proteção ao Aleitamento Materno será comemorado neste sábado, 21, em Ribeirão Preto
Em 21 de maio de 1981, a Assembleia de Saúde aprovou a o Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno

Dia Mundial de Proteção ao Aleitamento Materno será comemorado neste sábado, 21, em Ribeirão Preto

Município participa de ações em parceria com a rede internacional de proteção ao aleitamento materno

No Dia Mundial da Proteção do Aleitamento Materno, celebrado neste sábado, 21, a coordenadoria de Aleitamento Materno da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar, promoverá ações de capacitação a profissionais. 

Com orientação da coordenação nacional e apoio da Coordenadoria Municipal de Aleitamento Materno, são feitas parcerias com universidades e órgãos municipais para que indiquem representantes que participarão de um processo educativo.

Os profissionais aprendem sobre essa legislação e monitoram seu cumprimento no município, observando eventuais infrações, as quais são informadas à Vigilância Sanitária municipal, que procede a fiscalização e, se necessário, notifica e autua os infratores.

Dia Mundial de Proteção ao Aleitamento Materno

Em 21 de maio de 1981, a Assembleia Mundial de Saúde aprovou a recomendação do Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno.

O objetivo desse código é, seguindo as características próprias da legislação de cada país, regulamentar a rotulagem e a promoção comercial de fórmulas infantis, leites, alimentos e bebidas à base de leite ou não, cereais, bicos, chupetas e mamadeiras – incluindo a relação com profissionais de saúde e suas associações.

“Com isso, contribui-se para o fornecimento de nutrição segura e adequada aos lactentes e crianças de primeira infância, protegendo o aleitamento materno e assegurando o uso apropriado de seus substitutos, quando forem necessários, com base em informações adequadas e por meio de comercialização e distribuição apropriadas”, explica Lilian Nogueira, coordenadora do programa municipal de Aleitamento Materno

Para mais informações, acesse o site http://www.ibfan.org.br/site/campanha-do-dia-mundial-de-protecao-do-aleitamento-materno

 

 


Foto: Divulgação Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: