Dia Mundial do Alzheimer reforça a importância da conscientização para prevenção da doença

Dia Mundial do Alzheimer reforça a importância da conscientização para prevenção da doença

Doutor Vinícius Farias destaca os principais sintomas da patologia neurodegenerativa

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), sete em cada dez pessoas desenvolvem alguma forma de doença neurodegenerativa com o processo de envelhecimento. O Dia Mundial do Alzheimer e o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer, celebrado nesta quarta-feira, 21 de setembro, tem a missão de reforçar a importância da informação sobre sinais e hábitos de vida que contribuem para a prevenção da doença.  

  

Considerada um tipo de demência, o Alzheimer é um processo neurodegenerativo de áreas do cérebro que estão relacionadas à memória, fala e outras importantes funções cognitivas ligadas ao raciocínio. Nacionalmente, a ABRAz - Associação Brasileira de Alzheimer, promove a disseminação de informações sobre a doença de Alzheimer e é responsável por diversas campanhas e ações de conscientização da população. Em Ribeirão Preto, a plataforma “Bem te quero 60+” nasceu para trazer mais informação e qualidade de vida para quem está vivenciando a maturidade. 

  

“Sabemos que há um grande desafio com a doença de Alzheimer, que não possui cura, contudo o tratamento adequado pode minimizar os sintomas e seus impactos no dia a dia do paciente diagnosticado e seus familiares. A Informação é fundamental para ajudar a identificar os primeiros sintomas, como a dificuldade para realizar tarefas habituais, para se comunicar, desorientação no tempo e no espaço, dificuldade de raciocínio, alterações frequentes do humor e do comportamento são alguns dos sintomas que necessitam de atenção”, explica Vinícius Faria, cofundador da Bem te quero 60+ e Psicogeriatra.  

  

O médico destaca, ainda, que há boas notícias sobre o tema. Estudos científicos apontam alguns fatores de riscos para o desenvolvimento das demências e que podem ser evitados. Atividades podem ser implementadas ao longo da vida, prevenindo ou retardando o aparecimento de doenças neurodegenerativas como Alzheimer”, pontua o especialista.  

  

Uma das mais consagradas revistas de medicina do mundo, a The Lancet, listou 12 fatores de risco que respondem por cerca de 40% das demências em todo o mundo e que poderiam teoricamente ser evitadas ou retardadas. Confira também as opções que a Bem te quero 60+ oferece para evitar cada fator de risco: 

 

1. Baixa educação: opções de cursos e atividades que estimulam a memória. Clique nos botões "aprender algo novo" e "melhorar a memória" 

2. Perda Auditiva: é o fator de risco com maior impacto, você sabia? E como está sua audição? Agende agora uma avaliação clicando aqui. 

3. Lesão cerebral por trauma físico: podem ser causadas por múltiplos fatores, como acidentes, esportes, etc. A queda é um dos mais comuns. Pessoas que fazem atividade física têm menor risco de queda, além de menor risco de doenças cardiovasculares. Navegue pelos botões "fazer exercícios" e "me movimentar melhor" 

4. Hipertensão: atividade física, dieta adequada e acompanhamento médico são fundamentais.  

5. Álcool em excesso: a plataforma também pode ajudar, clique aqui e encontre ajuda de profissionais super qualificados.  

6. Obesidade: da mesma maneira que a hipertensão, atividade física, dieta adequada e acompanhamento médico vão ajudar a perder peso de maneira saudável e segura.  

7. Tabagismo: são diversas as estratégias para parar de fumar, e profissionais especializados em saúde mental e atividade física são ótimas opções. 

8. Depressão: a depressão por si só pode agredir o cérebro, aumentando o risco de demências. Além disso, aumenta o risco de isolamento social, consumo de álcool e cigarros, entre outros. A ajuda de um psiquiatra especializado em 60+  é fundamental.  

9. Isolamento Social: imagina agora com a pandemia? A plataforma possui diversas opções para ter mais convívio social, de maneira segura e confiável. Clique no botão "interagir mais", "aprender algo novo" ou "passear" e conheça todas elas.  

10. Falta de atividade física: você reparou como a atividade física apareceu bastante até aqui? E não é à toa. Ela é fundamental para uma vida saudável em qualquer idade. Mas fazer atividade física com um profissional qualificado e experiente em pessoas 60+ faz total diferença. Conheça aqui nosso time!  

11. Poluição: por enquanto vamos ficar devendo essa… mas a Bem te quero 60+ tem planos para tornar o mundo em que vivemos, e isso inclui nosso meio-ambiente, um lugar cada vez melhor para se viver. 

12. Diabetes: também para o Diabetes, a plataforma oferece as opções: atividade física, dieta adequada orientada por nutricionista e acompanhamento médico especializado.  

  

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: