RP: Dia Mundial do Doador de Sangue relembra solidariedade
No dia anterior à doação, o doador deverá dormir pelo menos seis horas, evitar jejum e fazer refeições leves

RP: Dia Mundial do Doador de Sangue relembra solidariedade

Campanha deste ano busca agradecer quem doa e mostrar a solidariedade entre doador e paciente

Nesta terça-feira, 14, é comemorado em todo o mundo o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data que foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) tem como objetivo sensibilizar as pessoas e lembrá-las da importância desse gesto que pode salvar vidas.

Com o tema “O sangue nos une. Compartilhe vida, doe sangue”, a campanha deste ano busca agradecer quem doa e mostrar a solidariedade e conexão entre doador e paciente.

Somente em 2015, no Hemocentro de Ribeirão Preto, mais de 30 mil unidades de bolsas de sangue foram coletadas. Neste ano foram 13.437 unidades nos meses de janeiro a maio.

Durante 25 anos de trabalho no Hemocentro, foram coletadas quase 1,9 milhão de bolsas de sangue e realizadas quase 2,1 milhões de transfusões.

Segundo a gerente de enfermagem do Hemocentro de Ribeirão Preto, Marcela Ganzella Sisdelli, os dados representam um ato solidário. “Seja qual for o motivo que leve o doador de sangue a um banco para realizar sua doação, ele estará contribuindo com a sociedade e com as pessoas que precisam de um tecido que ainda não é fabricado e que só pode ser obtido com um gesto altruísta”, afirma.

A gerente de enfermagem acrescenta que o Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado em forma de agradecimento.

“Doar sangue é um ato voluntário e solidário praticado por uma pessoa saudável. Com esta ação, o doador dá um presente raro e de valor inestimável a uma pessoa, muitas vezes desconhecida, que está lutando pela sua vida”, diz.

Brasil

No Brasil, a doação de sangue é feita nos serviços de hemoterapia públicos e privados. Os serviços de hemoterapia públicos são responsáveis por 64 % da coleta de sangue no País, seguidos dos serviços credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS) que respondem por 29% e dos serviços exclusivamente privados que contribuem com 7%.

Em 2014, a taxa de doação de sangue para cada mil habitantes no Brasil foi de 18,49, ou seja, 1,8%. Entre 2013 e 2014, houve aumento de 4,5% nas coletas de bolsa de sangue, passando de 3,5 milhões para 3,7 milhões.

Quem pode doar?

Para doar sangue, a pessoa deve estar com boa saúde, sem gripe, sem resfriado, sem diarreia ou alergias, e ter idade entre 18 e  69 anos. Os homens devem ter peso igual ou superior a 50 quilos e as mulheres devem pesar mais de 51 quilos.

No dia anterior à doação, o doador deverá dormir pelo menos seis horas, evitar jejum e fazer refeições leves. Também é preciso não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à coleta, não fumar por no mínimo uma hora antes e uma hora após a doação e não praticar exercícios físicos exagerados. As mulheres podem fazer doações a cada 90 dias e os homens, a cada 60 dias.


Foto: Marcelo Camargo

Compartilhar: