Dia Mundial do Sono na Faculdade de Medicina da USP

Dia Mundial do Sono na Faculdade de Medicina da USP

O evento será realizado nesta sexta-feira, 18, e irá abordar vários temas relacionados ao sono

Todos os anos, na segunda semana de março, do dia 14 a 19, acontece mundialmente a “Semana do Sono”, campanha de conscientização social sobre a importância de dormir bem para a saúde e qualidade de vida. Com o objetivo de levar conhecimento científico para a população, educando a sociedade sobre a importância de uma noite de sono de qualidade, a campanha pretende informar as consequências fisiológicas, comportamentais e sociais que o fato de não dormir bem pode causar.

Pensando nesta semana e, nos benefícios que essas informações podem trazer a população, nesta sexta-feira, 18, a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) e a Associação Brasileira de Neurologia (ABN), promoverão “O dia mundial do sono: Dormir bem é um sonho possível”, em que ocorrerá uma panfletagem no Ambulatório do Hospital das Clinicas. De forma didática, especialistas abordarão as principais doenças do sono, mostrando que pequenas mudanças podem proporcionar melhores noites.

Além da panfletagem, durante esta semana, foram divulgados vídeos sobre os distúrbios do sono, feitos por especialistas da instituição, no site da Associação Brasileira do Sono e nas redes sociais.

De acordo com os organizadores, o objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a importância de uma boa qualidade de sono e, também alertar dos perigos que os distúrbios podem causar na saúde dos indivíduos.

Os temas que serão abordados são os prejuízos da falta de sono, sonolência e acidentes, peso corporal, distúrbios do sono, apneia obstrutiva do sono e higiene do sono. Confira:

Prejuízos da falta de sono: consequências da redução do tempo de sono em diferentes sistemas do organismo humano;

Sonolência e acidentes: os riscos de acidentes de trabalho e no trânsito em decorrência da sonolência excessiva diurna, o sintoma mais prevalente da redução da qualidade e quantidade do sono;

Peso corporal: conscientização dos indivíduos sobre o aumento no risco de obesidade decorrente da privação de sono;

Distúrbios do sono: principais distúrbios de sono que acometem a população em geral e suas repercussões para a saúde e qualidade de vida;

Apneia Obstrutiva do Sono: serão abordadas as principais modalidades de tratamento da apneia obstrutiva do sono;

Higiene do sono: o impacto dos seus hábitos de vida na qualidade do sono.

Foto: Divulgação 

Compartilhar: