Dieta relâmpago pode trazer risco à saúde

Dieta relâmpago pode trazer risco à saúde

Portal Revide selecionou algumas medidas drásticas e populares e esclarece os perigos de cada uma delas

Muitas pessoas buscam dietas para perder peso, mas há quem aposte na esperança de um efeito ideal, sem conhecer os impactos da redução alimentar no corpo. Com vários nomes, como dieta da sopa, dieta da proteína, dieta da língua, dieta do limão, entre outras, todas são criadas para soluções rápidas, mas, que não agem conforme o esperado.

Segundo a nutricionista Milene Ferronato, a alimentação saudável é composta pela diversidade de alimentos de grupos diferentes. Porém, quando uma dieta exclui algum item importante para o organismo, ela acaba sendo perigosa, como a dieta da proteína, que elimina o carboidrato, e a dieta do chá verde, que consumido em excesso pode fazer mal à pessoa, provocando dores no estômago.

“Algumas células de defesa se nutrem de carboidratos e, quando a dieta exclui esses nutrientes, há uma queda na imunidade, diminuindo resistência a infecções,” explica.

Sem excluir totalmente os alimentos que fazem parte da cultura ou rotina de uma pessoa, a reeducação alimentar deve ser uma mudança nos hábitos alimentares do individuo, porém não é preciso se privar dos alimentos que gosta para passar a comer somente o que não gosta, mas é possível comer de tudo de maneira equilibrada, sem cometer excessos.

“Quando pensamos em nutrição e cuidar da saúde devemos ter em mente que isso é um processo diário, com boa rotina, incluindo escolhas dos alimentos”, disse.

Outros alimentos ricos em nutrientes como as proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas, minerais, fibras e compostos bioativos ou fitoquímicos devem ser incorporados no cardápio, pois, para a nutricionista, todos os alimentos são importantes para manter o equilíbrio energético que o organismo necessita diariamente.

Cada produto tem seu valor e grau de importância nutricional, mas é fundamental que haja frequência diária, com rotatividade dos itens do cardápio, e que os alimentos ricos em compostos bioativos façam parte da dieta saudável. Além disso, saber qual a dosagem certa de cada nutriente necessário para um dia de trabalho do corpo humano, a quantidade e a frequência indicadas para o consumo diário de cada produto, qual alimento reúne maior número de nutrientes e onde encontrá-los é de extrema importância para quem busca uma vida mais saudável e equilibrada.

Milene comenta ainda que é necessário entender que o emagrecimento é um processo que, para ser saudável, é lento e, muitas vezes, a avidez por perder peso rapidamente é uma das razões para frustação.

Veja abaixo dietas que você não deve seguir e os motivos de cada uma.

Dieta do Limão
Quando se fala de dieta do limão, fala-se de uma dieta de jejum total de alimentos sólidos, em que apenas é permitida a ingestão de água e limão durante cerca de 15 dias. É um processo em que se sente fome, dores de cabeça, cansaço, tonturas, náuseas, etc. Esta dieta é deficiente em muitos nutrientes essenciais ao organismo como proteínas, minerais, vitaminas, o que significa que além de perder peso se perde massa muscular e gordura, porém levada ao extremo pode ser uma dieta muito perigosa.

Dieta do chá verde
O chá verde sempre é um grande aliado das dietas. Mas, consumido em excesso, ele pode fazer mal. Essa cafeína em excesso provoca irritabilidade, dor no estômago e insônia. Ele deve ser consumido, mas com moderação.  “A dieta do chá verde passa a ser perigosa se a alimentação for desequilibrada e se houver excesso na ingestão da bebida em mais de quatro porções de 200 ml ao dia,” aponta Milene.

Dieta da proteína
Na dieta da proteína, alguns alimentos são proibidos, como pão, macarrão, arroz, batata, feijão, biscoitos, frutas, entre outros, mas, na realidade são as fontes de carboidratos. E os alimentos permitidos nesta dieta são os ricos em proteínas e alguns legumes, verduras e frutas que são pobres em carboidratos.

Dieta da sopa
Qualquer dieta boa requer alimentos que forneçam os nutrientes que seu corpo precisa para ter um ótimo desempenho. Esta dieta é apenas uma restrição calórica. Você pode perder peso, mas também irá prejudicar seu organismo durante o processo, e a probabilidade de recuperar o peso de volta é alta. Basear apenas nesse prato leva à carência de nutrientes.

Revide On-line
Laura Scarpelini 
Fotos: Arquivo Revide

Compartilhar: