Inca destaca a importância de exames preventivos para a saúde da mulher
Dados do Inca apontam uma redução de 80% da mortalidade com o diagnóstico precoce e o tratamento

Inca destaca a importância de exames preventivos para a saúde da mulher

Maioria dos exames de papanicolau e mamografias realizados pelo SUS em Ribeirão Preto apresentou resultado de risco no ano passado

Dados coletados em 2020 pelo Programa Nacional de Controle do Câncer de Colo do Útero mostram que 65% dos 197 exames de papanicolau realizados no Sistema Único de Saúde (SUS) em Ribeirão Preto foi registrada alguma alteração.

Já os dados do Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama, mostram que o município realizou 205 exames de câncer de mama no atendimento do SUS, e em 120 dos casos foram detectados com risco elevado. 

Os resultados acendem o alerta para a importância da prevenção, principalmente no cenário de pandemia, em que muitos acompanhamentos médicos foram prejudicados. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), as principais doenças que causam a morte de mulheres são as cardiovasculares e as neoplasias malignas, como o câncer de mama e o câncer de colo de útero.

Cristiane Mendes, oncologista do Inorp, ressalta que o exame popularmente chamado de Papanicolau, é eficiente e muito utilizado para rastrear lesões que podem provocar o câncer do colo do útero. “Dados do Inca apontam uma redução de 80% da mortalidade com o diagnóstico precoce e o tratamento das lesões precursoras. Já nos casos de câncer de mama, quando descoberto no início, a doença tem 95% de chance de cura”, conta.

Em uma pesquisa feita em 2020 pela Federação Brasileira da Associação de Ginecologia e Obstetrícia, foi concluído que cerca de 5,6 milhões das mulheres brasileiras não costumam se consultar com um ginecologista-obstetra, 16,2 milhões não se consultam há mais de um ano, e que 4 milhões nunca procuraram um profissional. O levantamento também identificou que 31% das mulheres não buscam o ginecologista por se considerarem saudáveis, enquanto 22% não acham importante ou necessário. 

“Os exames preventivos têm o objetivo de identificar alterações na saúde da mulher mesmo antes da paciente apresentar sinais e sintomas das doenças, já que por meio de um diagnóstico precoce é possível melhorar as chances de tratamento e curo de doenças como o câncer de mama, do colo do útero entre outros", finaliza Cristiane. 


Imagem: Freepik

Compartilhar: