Em 18 anos, cai número de dentistas na rede municipal de Ribeirão Preto
Profissionais que prestaram concurso público pedem convocação; Saúde diz que faz levantamento sobre necessidades do município

Em 18 anos, cai número de dentistas na rede municipal de Ribeirão Preto

Segundo Plano Municipal da Saúde, em 2000 eram 214 profissionais; em 2018, são 162

Desde a virada do milênio, tem diminuído a quantidade de cirurgiões dentistas na rede municipal de Saúde de Ribeirão Preto, conforme apontam o Plano Municipal de Saúde e o Portal de Transparência do Município, disponíveis no site da prefeitura. Em 2000, eram 214 profissionais atuando na carreira - já em 2018, o número é de 162.

A queda na quantidade de profissionais na rede municipal fez um grupo de dentistas que prestaram um concurso público em 2016 cobrar a administração municipal para que se inicie a convocação dos aprovados. Isso porque a validade do processo seletivo vence no término de 2018.

Levantamento feito pela categoria aponta que nas Unidades Básicas de Saúde (UBDS) estão com 34 cadeiras odontológicas vazias, que poderiam ser ocupadas por profissionais. Um dos integrantes do movimento, que não quis que o nome fosse divulgado, afirma que a intenção é conversar com a secretaria da Saúde para que os dentistas fossem convocados.

“Afirmam que não estão contratando por falta de dinheiro, mas levantamos os funcionários que estão na rede e nossa área está parada. Uma das justificativas que usam é de que não precisa contratar e que o orçamento está estourado. Mas não nos apresentam números”, diz o dentista. “Colegas dizem que o retorno dos pacientes está longo. A sensação é de que não querem chamar mesmo, sendo que está precisando”, complementa.

Outra dentista, que também prestou a prova, diz que não foi passada nenhuma expectativa aos profissionais que prestaram a prova e que isso tem causado “angústia”. “Já aposentaram mais de 20 profissionais e nas UBDS tem mais de 30 cadeiras sem dentistas. Em março foram chamados 107 profissionais da saúde - nenhum da área da saúde bucal. Isso prejudica a população e nós, que estamos aguardando ser chamados. Não podemos ficar na dúvida”, conclui.

Por meio de nota enviada ao Portal Revide, a Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto afirma que, por conta dos contratos de gestão adotados pela rede recentemente, têm sido feitos levantamentos sobre a necessidade de contratação de cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal. Porém, pelo fato de o estudo ainda estar em desenvolvimento, ainda não há uma estimativa que possa ser publicada. No entanto, “quando forem concluídos serão amplamente divulgados”.


Foto: Pixabay

Compartilhar: