Em 2017, HC deve realizar mais de 12 mil procedimentos contra o câncer de cabeça e de pescoço
Em 2017, Hospital das Clínicas deve realizar mais de 12 mil procedimentos contra o câncer de cabeça e de pescoço

Em 2017, HC deve realizar mais de 12 mil procedimentos contra o câncer de cabeça e de pescoço

Em todo o mundo, o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado nesta quinta-feira, 27

O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto deve realizar mais de 12 mil procedimentos contra o câncer de cabeça e de pescoço até o final de 2017. Em todo o mundo, o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado nesta quinta-feira, 27.
 
De acordo com o professor Luiz Carlos Conti, em Ribeirão Preto, o HC, ligado à Faculdade de Medicina da USP, presta atendimento aos pacientes com câncer de cabeça e pescoço por meio de equipes multiprofissionais compostas de médicos cirurgiões de cabeça e pescoço, oncologistas, radioterapeutas, dentistas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, e enfermeiros especializados.

“Estima-se que Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HC deverá realizar, em 2017, cerca de 9 mil atendimentos ambulatoriais e mais de 3 mil procedimentos cirúrgicos e endoscópicos, dedicados, em sua grande maioria, ao tratamento do câncer de cabeça e pescoço”, afirma Conti.

Segundo levantamento do INCA, o câncer de boca, laringe e demais sítios é atualmente o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata. São cerca de 23 mil novos casos anualmente, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Nas mulheres, predomina o câncer da tireoide, sendo na região o quarto mais comum entre elas. Outro alvo do câncer também são os fumantes e pessoas que fazem uso frequente de bebidas alcoólicas.

Porém é cada vez mais frequente o diagnóstico da doença em indivíduos jovens (menores que 45 anos), sem a exposição a estes fatores, com tumores originados pelo HPV. Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, gengivas, bochechas, entre outros.

Ação contra o câncer cabeça e de pescoço

Em prol dessa causa, a proposta é utilizar a cor verde e a hashtag #julhoverde para disseminar a informação sobre o tema e atingir o maior número possível de pessoas, com ações na internet, redes sociais e nas ruas.

Alerta

O diagnóstico precoce e o rápido início do tratamento são fundamentais para a cura do câncer de cabeça e pescoço, preservando a qualidade de vida. Um dos principais problemas para o tratamento é o diagnóstico tardio, que ocorre em 60% dos casos, deixando sequelas no paciente.


Foto: Acervo Revide

Compartilhar: