Em 2018, pacientes infectados com Influenza em RP já se igualam ao total do ano passado
Agosto também registrou queda de confirmações nos casos de dengue, Zika vírus, Chikungunya e Febre Amarela

Em 2018, pacientes infectados com Influenza em RP já se igualam ao total do ano passado

No entanto, agosto registrou apenas 2 casos de doenças relacionadas ao vírus e nenhuma morte foi confirmada

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto, referente ao mês de agosto, 92 pessoas já foram contaminadas com o vírus da gripe Influenza em 2018. O número é semelhante ao total do ano passado, quando foram 93 casos registrados no município. No entanto, apenas dois casos foram registrados no último mês de agosto, conforme o relatório divulgado na segunda-feira, 17.

Os vírus da Influenza considerados são o H1N1, H3N2 e Influenza B. Esses três tipos de gripe podem ser combatidos com a vacina distribuída na rede pública de saúde.

No último mês, não foi registrada nenhuma morte causada por qualquer um desses vírus da gripe em Ribeirão Preto, por meio da Síndrome Respiratória Aguda Grave e, por isso, a quantidade de óbitos causados por estes vírus se manteve nos 23 casos registrados até a divulgação do estudo.

De acordo com o chefe da divisão epidemiológica da secretaria, Daniel Cardoso, é difícil antever a sazonalidade em que esses vírus circulam, mas, para tranquilizar a população, ele explica que as pessoas já se adaptaram ao vírus, portanto, a reação a ele, enquanto não são constatadas mutações, é igual à de uma gripe normal.

“É muito complicado você prever como vai ser a circulação [destes vírus] em um curto prazo. Fato é que tem ano em que o vírus anda com mais intensidade. Tem ano que predomina o H3N2, em outros anos o H1N1, tem anos que a Influenza B circula com mais intensidade, então isso faz parte da epidemiologia da Influenza. Isso é natural”, explica o especialista.

Dengue

Outras doenças, com o Dengue, Chikungunya, Febre Amarela e Zika Vírus, que também foram levantadas pela secretaria, apresentaram queda na cidade. O boletim epidemiológico apontou que foram registrados 217 casos de dengue em Ribeirão Preto, no ano de 2018, ante 90 casos registrados até agosto do ano passado. No entanto, o número de pessoas com a doença vem desacelerando nos últimos meses, sendo registrados 3 casos em agosto deste ano, ante 25, em agosto de 2017, por exemplo.

Além disso, também em agosto, foram registrados 2 casos de Zika Vírus, somando 42 no ano, e nenhum caso registrado de Chikungunya ou febre amarela. Ambas as doenças foram registradas quatro vezes no ano de 2018. 


Foto: divulgação - Cremesp

Compartilhar: