Revide, Casos de dengue começam a sofrer redução, Dengue, Chikungunia, Aedes, Alphavirus

Casos de dengue começam a sofrer redução

Nos primeiros cinco meses, registros da doença quintuplicaram; regiões Leste e Oeste de Ribeirão Preto apresentam maior número de suspeitas

Os primeiros cinco meses deste ano começaram com índices quatro vezes maiores nos casos confirmados de dengue em relação a 2014 na cidade de Ribeirão Preto.  Entretanto o número começa a diminuir, em maio os casos positivos foram 24% inferiores aos de abril. A redução se deve ao período frio, com menos períodos chuvosos.

A Secretaria da Saúde divulgou nesta segunda-feira, dia 15, o Boletim Epidemiológico Mensal que aponta 700 casos confirmados de dengue no mês de maio. Número inferior aos casos positivos de abril, quando 914 se contaminaram com o vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti.

Com esse levantamento, de janeiro a maio deste ano foram confirmados 2.286 casos da doença contra 400 registrados no mesmo período do ano passado. A região Leste é a que concentra o maior número de casos positivos, 656, seguido pela Oeste, com 597. A região Norte registrou 465 casos e a Central, 323. A região Sul apresenta 212 casos e outros 33 não tiveram confirmação de distrito.

Chikungunia

Ainda no mês de maio foi registrado um suspeito de febre chikungunya. É uma paciente que viajou recentemente ao Maranhão e apresentou sintomas no dia 15 de maio. Este já é o quarto caso de suspeita da doença este ano. Os outros três apresentaram resultado negativo.

Chikungunia é uma infecção causada por um arbovírus, do gênero Alphavirus (Togaviridae), que é transmitido aos seres humanos por mosquitos do gênero Aedes, o mesmo da dengue.

Revide On-line
Fotos: Arquivo Revide

Compartilhar: