Em reunião, Beneficência tenta acordo com prefeitura
Em reunião, Beneficência tenta acordo com prefeitura

Em reunião, Beneficência tenta acordo com prefeitura

Hospital poderá deixar de atender pacientes do SUS; Prefeitura tem dívida de mais de R$ 2 milhões

A diretoria do Hospital Beneficência Portuguesa irá se reunir com o Secretario Municipal de Saúde, Stênio Miranda, nesta quarta-feira, 29, para propor soluções sobre a possível paralisação dos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) e o atraso dos repasses aos recursos próprios da Prefeitura de Ribeirão Preto.

O órgão municipal não faz o pagamento dos recursos ao hospital desde janeiro deste ano, o que corresponde a uma dívida de R$ 2.397.746,23.

Na última sexta-feira, 24, o Hospital Beneficência Portuguesa enviou um ofício informando que pretende suspender os atendimentos ambulatoriais e de cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a partir do próximo dia 1.

A entidade filantrópica de 109 anos tem como principal cliente o SUS, que é importante parceiro no atendimento deste convênio, representando, em média, 85% de sua produção médica.

O diretor do hospital, Ricardo Marques, teme pela situação. "Se não houver acordo com a Prefeitura, infelizmente os atendimentos dos SUS vão ter que parar", afirma. 

Outro lado

Em nota, a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Prefeitura informa que as dificuldades do hospital são conhecidas de longa data e têm origem na administração anterior. "Entendemos as dificuldades pelas quais passa a Beneficência Portuguesa, mas consideramos que a diminuição dos atendimentos e, portanto do faturamento, não será a solução para suas dificuldades", diz a pasta. O órgão municipal comunica ainda que está à disposição da instituição para buscar soluções que preservem o hospital.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: