Em Ribeirão Preto, 69,2% dos grupos prioritários já foram vacinados contra a gripe
Vacinas continuam a ser aplicadas a partir desta segunda-feira, 25

Em Ribeirão Preto, 69,2% dos grupos prioritários já foram vacinados contra a gripe

Secretaria Estadual da Saúde ampliou o prazo de imunização

Em Ribeirão Preto, 69,2% das pessoas pertencentes aos grupos prioritários já foram vacinados contra o vírus Influenza (gripe). O balanço parcial da campanha de vacinação na cidade, divulgado na sexta-feira, 22, mostra que 106.544 pessoas já foram imunizadas no período de 23 de abril a 21 de junho.

Embora o Estado aponte que a população prioritária de Ribeirão seja de 399.774 munícipes, o objetivo do Executivo é alcançar o número de 154.030 pessoas. Já foram vacinadas 15.723 crianças, 23.463 trabalhadores da saúde, 3.287 gestantes, 1.334 puérperas (mulheres que deram à luz há até 45 dias), 3.224 professores, 59.501 idosos e 12 indígenas.

Entre as pessoas portadoras de comorbidades, foram vacinadas 33.200 no mesmo período, atingindo cobertura de 71% de uma população de 46.750 pessoas. Nesta etapa da campanha, todos os grupos prioritários estão sendo vacinados.

A meta da Secretaria da Saúde é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários até o final da campanha.

Campanha

A Secretaria Estadual da Saúde estendeu a campanha de vacinação contra o vírus, a partir de segunda-feira, 25, para crianças de cinco anos a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos. Ribeirão Preto acompanhará a recomendação.

A determinação da pasta é destinada às cidades que não atingiram a meta de vacinação, estipulada 90% dos grupos prioritários, formados por pessoas que precisam ser vacinadas por serem mais vulneráveis à doença.

“Deverão buscar estratégias para continuar vacinando os grupos prioritários, em especial, crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, uma vez que a vacinação contra a influenza contribui sobremaneira para a redução das complicações, das internações e, consequentemente, da mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da gripe, nos grupos alvos já definidos”, descreve ofício do Ministério da Saúde encaminhado à Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde e Planejamento, Luzia Márcia Romanholi Passos, alerta a população para procurar os postos de vacinação.

“Somente a imunização garante a proteção contra a doença e a diminuição do risco de transmissão para outras pessoas. Portanto, solicitamos à população, às famílias de nossa cidade que procurem os postos de vacinação para se imunizarem”, alertou.


Foto: Divulgação/Ilustrativa

Compartilhar: