Entenda o câncer de garganta, causa da morte do guitarrista Eddie Van Halen

Entenda o câncer de garganta, causa da morte do guitarrista Eddie Van Halen

A neoplasia, segundo o INCA, será responsável por cerca de 7.650 novos casos até 2022

Um dos maiores guitarristas da história do rock, Eddie Van Halen – fundador da banda Van Halen – faleceu nesta semana, vítima de um câncer de garganta, após 10 anos de tratamento. O músico de 65 anos estava internado em um hospital de Santa Mônica, nos Estados Unidos, e era fumante e ex-alcoólatra – dois grandes fatores de risco para o aparecimento de câncer de garganta ou de laringe.

A neoplasia, segundo o INCA será responsável por cerca de 7.650 novos casos no triênio (2020-2022) em sua grande maioria em homens. O oncologista Cristiane Mandes  do InORP Oncoclínicas, esclarece as principais dúvidas sobre a doença:

- Quais são os sinais e sintomas do câncer de garganta?

Os principais sintomas são dor de garganta, rouquidão persistente (por mais de 15 dias), alteração na qualidade da voz, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta, tosse frequente acompanhada ou não por eliminação de sangue, dificuldade na respiração, inchaço ou aparecimento de nódulos endurecidos no pescoço (ínguas).

 

- Quais são os principais fatores de risco para esse tipo de neoplasia?

O fumo e o álcool são os grandes vilões.  O tabagismo aumenta em 10 vezes a chances de desenvolver o câncer de garganta. Infecções virais pelo vírus do papiloma humano (HPV), mau uso da voz e excesso de gordura corporal. Importante lembrar que exposição ocupacional sem proteção adequada a amianto, níquel, radiação ionizante, entre outros também pode ter chances aumentada de desenvolver este tipo de tumor. Síndrome de Plummer Vinson - uma rara condição genética decorrente da deficiência de ferro -, má formações anatômicas e refluxo gastroesofágico mal controlado também podem ser apontados como fatores de risco associados ao surgimento do câncer de laringe.

- Qual a importância de se detectar o tumor precocemente?

A doença é bastante incidente, representando aproximadamente 25% de todas as neoplasias malignas de cabeça e pescoço. A detecção precoce do câncer de laringe possibilita tratamento com maiores chances de cura.  Alterações clínicas e nos exames radiológicos (de imagem) levantam suspeita para doença, mas somente através de uma biópsia direta da lesão temos um diagnóstico preciso para definirmos o tratamento do tumor.

- Como prevenir esse tipo de câncer?

Não fumar, não consumir bebidas alcoólicas, manter o peso corporal adequado, evitar falar muito alto e sem pausas.  Usar equipamentos de proteção individual para trabalhadores mais expostos. Vacinação contra HPV. Relação sexual protegida.

- Existe alguma idade em que o câncer de garganta se desenvolve mais?

Tumor de laringe é mais comum entre pacientes entre quinta e sexta década de vida. Porém existe um aumento da incidência entre populações mais jovens, geralmente associada a infecção pelo vírus do HPV. Já as crianças que desenvolvem esse tipo de câncer apresentam doenças congênitas.

- Como é o tratamento deste tipo de câncer?

Radioterapia, quimioterapia e cirurgia são os principais tipos de tratamento.

Mais recentemente, para alguns casos específicos, usamos imunoterapia.

 

- Como ter uma vida saudável após a doença?

Após o tratamento é preciso entender que o organismo não pode mais ser exposto a todos aqueles agentes que causaram alterações no DNA das células da região da laringe. O paciente não pode voltar a fumar ou beber pois isso faz que o tumor volte (recidiva) ou apareça um segundo tipo de tumor. É importante que um nutricionista ajude no controle de peso e dieta. Além disso, a avaliação de fonoaudióloga para reabilitação pós tratamento é fundamental. Acompanhamento com psicólogo desde início da programação terapêutica mostra melhora na aderência ao tratamento e mudança de hábitos, além do suporte da família. O Oncologista precisa ficar atento ao sinais do paciente e fazer um seguimento bem próximo junto com toda equipe de saúde.

Eddie Van Halen morreu na terça-feira, 6 - Foto: Matt York / Reprodução Facebook Oficial Eddie Van Halen

*Com informações da Assessoria de Imprensa do InORP Oncoclínicas


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: