Entenda os quatro processos de separação entre as irmãs siamesas
Em um vídeo realizado dentro da sala cirúrgica é possível ver o neurocirurgião pediátrico Ricardo Oliveira em ação

Entenda os quatro processos de separação entre as irmãs siamesas

Hospital das Clínicas divulga imagens sobre a primeira cirurgia para separação das meninas Maria Ysabelle e Maria Ysadora

As irmãs cearenses siamesas Maria Ysabelle e Maria Ysadora devem receber alta do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto até esta quarta-feira, 21. As meninas passarão por mais três etapas cirúrgicas até que a separação completa seja realizada. No último sábado, 17, foi realizada a primeira.

“A quarta etapa, que é a final, será o procedimento mais complexo e mais demorado, pois temos que idealizar de onde tiraremos retalhos de pele para a parte superior da cabeça. É um desafio, mas gera entusiasmo. Estamos empolgados e acreditamos que tenha uma boa chance de êxito ao final de todo procedimento", afirma o chefe da divisão de cirurgia plástica do HC, Jayme Farina Junior”.

Equipe responsável pela separação das irmãs siamesas em Ribeirão Preto

Hélio Rubens Machado, neurocirurgião chefe responsável pela separação entre as siamesas, diz que existem várias etapas no processo até o término da quarta cirurgia, como procedimentos plásticos, terapia intensiva, enfermagem, anestesia, entre outros.

“Serão quatro fases cirúrgicas, sendo as três primeiras com cortes para a separação de partes da cabeça, do mesmo tamanho, como vasos e veias, enquanto a última e mais delicada será para a separação definitiva, que deve acontecer no final deste ano. Cada etapa deve acontecer com o espaço de dois a três meses, depende da situação das meninas”, fala Machado.

A segunda etapa de separação das meninas vai acontecer no final de maio de 2018. A família deve continuar na cidade até o final do ano.

Em um vídeo realizado dentro da sala cirúrgica, é possível ver o neurocirurgião pediátrico Ricardo Oliveira e toda equipe em ação. Confira.


Foto: Divulgação HCFMRPUSP

Compartilhar: