Escola de Enfermagem da USP busca voluntários para estudo em atenção plena
Atenção plena é a consciência acessada quando se presta total atenção no momento presente

Escola de Enfermagem da USP busca voluntários para estudo em atenção plena

Os interessados deverão responder um questionário on-line com cerca de 30 minutos de duração

Pesquisadores da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP buscam voluntários para pesquisa em mindfulness – atenção plena –, aptidão metacognitiva que possibilita a conscientização sobre os próprios conhecimentos e a capacidade de compreender, controlar e manipular as habilidades para aprender, que é acessada quando se concentra toda atenção para o momento presente.

De acordo com os organizadores, a pesquisa possui o intuito de traduzir a Escala de Mindfulness de Langer (LMS), ferramenta que ajuda a avaliar a consciência e o  quão a pessoa é receptiva e aberta para as experiências novas do cotidiano e ainda adequar os questionário para a cultura brasileira.

Os interessados devem responder quatro questionários on-line, com cerca de 30 minutos de duração. As questões coletam informações pessoais, comportamentos realizados durante as atividades do dia a dia e a satisfação com a vida.  

Os participantes devem ter mais de 18 anos, de preferência mulheres grávidas e pessoas com até 60 anos.

Atenção Plena

Popularmente conhecido como mindfulness, pode ser chamado também de atenção plena, consciência que é acessada quando se presta total atenção no momento presente, sem qualquer crítica ao instante vivido.

Entre as práticas de atenção plena estão a meditação, respiração lenta e escaneamento corporal. Ao realizar essas atividades se consegue relaxar e concentrar mais atenção nas ações que serão realizadas naquele momento.

Mais informações podem ser obtidas por meio do e-mail:  [email protected]


Foto: Pixabay

Compartilhar: