Escola de Enfermagem promove workshop sobre saúde de mulheres encarceradas e vítimas de violência
O evento é gratuito, aberto à comunidade e será no dia 3 de dezembro, das 19h às 22h
No dia 3 de dezembro, das 19h às 22h, a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP promove o 13º Workshop Saúde e Direitos Humanos: Mulheres em Contextos de Vulnerabilidade e Direitos Humanos.
O objetivo é promover a reflexão e o debate sobre os desafios e as interseccionalidades que afetam o acesso à saúde de mulheres em situação de vulnerabilidade, como mulheres encarceradas e vítimas de violência de parceiros íntimos. Além disso, o encontro reúne especialistas para discutir a educação em saúde, as barreiras no sistema prisional e os impactos da violência nas esferas da saúde mental e da justiça.
O workshop é aberto à comunidade interna e externa à USP, gratuito e será realizado no auditório 1 da EERP. Os interessados podem fazer as inscrições neste link.
Programação
- Educação em Saúde para Mulheres Egressas do Sistema Prisional: Barreiras e Possibilidades, com a advogada Patrícia de Paula Queiroz Bonato, doutora em Ciências pela EERP e em Saúde Internacional pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa.
- Entre o Cárcere e as Interseccionalidades: O Direito Humano do Acesso à Saúde das Mulheres Encarceradas, com o professor Rubens Correia Junior, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP.
- Danos à Saúde Mental Causados pela Violência contra Mulher Cometida por Parceiro Íntimo em Processos Judiciais, com a advogada Patricia Meneghelli de Figueiredo Oliveira, doutora em Ciências pela EERP.
Foto: Freepik