Escorpiões ameaçam moradores da zona sul de Ribeirão Preto

Escorpiões ameaçam moradores da zona sul de Ribeirão Preto

Perigo é maior em locais úmidos; Veja dicas para se livrar de animais peçonhentos

Com a entrada da primavera, o clima ribeirãopretano é mais propício para a infestação de insetos. Animais invertebrados de pequeno porte, como escorpião, requerem um cuidado maior. Locais úmidos devem ser evitados. A previsão, de acordo com a Vigilância Ambiental em Saúde de Ribeirão Preto, é que o perigo permaneça até maio do próximo ano.

Na noite de terça-feira, 29, uma garota da zona sul de Ribeirão Preto foi levada a um hospital após ser picada por um escorpião em seu ambiente social. A jovem não quis se identificar.

A chefe da divisão de Vigilância Ambiental em Saúde da cidade, Maria Lucia Biagini, afirma que é importante seguir alguns cuidados para escapar da picada de animais peçonhentos. “Ribeirão Preto, devido a seu clima quente e úmido, é propenso à proliferação de escorpiões, principalmente no período entre setembro e março, que são considerados meses quentes e chuvosos”.

Maria comenta que a pessoa, ao ser picada por um escorpião, deve imediatamente dirigir-se à Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, para ser devidamente avaliada por um médico, o qual tomará a conduta preconizada. “Assim procedendo, após a consulta, a Unidade de Saúde notificará a Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, que deslocará uma equipe de técnicos para verificação do local onde ocorreu o acidente", explica.

Cuidados

Algumas espécies de escorpiões são extremamente adaptadas a ambientes alterados pelo homem. Esses animais desempenham papel importante no equilíbrio ecológico como predadores de outros seres vivos na natureza. “É necessário controlar as populações de escorpiões pelo risco que representam para a saúde humana, já que a erradicação dessa espécie não é possível e nem viável. A intervenção para o controle de escorpiões consiste na busca ativa em todo e qualquer imóvel (área interna e externa), visando a captura de exemplares, sendo necessário o uso de equipamento de segurança (luvas de raspa). O Controle químico não funciona, pois o hábito dos escorpiões de se abrigarem em frestas de paredes, pilhas de tijolos, madeiras, rachaduras de solo, juntamente com sua capacidade de permanecer meses sem se movimentar, torna o tratamento químico ineficaz”, finaliza Maria Lucia.

Para controlar a ocorrência de escorpiões, é necessário medidas como:

- Manter limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo domiciliar;

- Acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes apropriados e fechados e entregá-los para o serviço de coleta;

- Solicitar limpeza em terrenos baldios situados a cerca de 2 metros das redondezas dos imóveis;

- Eliminar fontes de alimentos para os escorpiões: baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados;

- Remover periodicamente materiais de construção acumulados ou armazenados;

- Preservar os inimigos naturais dos escorpiões (corujas, pequenos macacos, lagartos e gansos);

- Remover folhagens, arbustos e trepadeiras junto às paredes externas e muros das residências;

- Manter fossas sépticas bem vedadas, para evitar a passagem de baratas e escorpiões;

- Rebocar paredes externas e internas e muros para que não apresentem vãos ou frestas;

- Reparar rodapés soltos e colocar telas nas janelas;

- Tampar as aberturas dos ralos, pias ou tanques;

- Desencostar camas e berços das paredes;

- Não deixar roupas de cama alcançar o chão;


Revide Online
Pedro Gomes
Fotos Divulgação

Compartilhar: