Estado de SP amplia vacinação da gripe para toda a população, a partir de segunda, 12
Confira as datas do términos dos grupos prioritário e o inicio da vacinação aberta para a população

Estado de SP amplia vacinação da gripe para toda a população, a partir de segunda, 12

A campanha para os grupos prioritários se encerra nessa sexta-feira, 9

O Estado de São Paulo decidiu ampliar a campanha de vacinação contra a Gripe Influenza a partir de segunda-feira, 12. O término da campanha para os grupos prioritários está previsto para a próxima sexta-feira, 9.

A meta da cobertura vacinal dessa parte da campanha é de 90%. Conforme balanço realizado na segunda-feira, 5, 8,4 milhões de doses foram aplicadas nos públicos-alvo, correspondendo a 45,9% de cobertura vacinal e 18 milhões de pessoas que integram aos grupos prioritários.

Com exceção aos indígenas, único grupo a atingir 100% de cobertura vacinal, todos os outros grupos possuem porcentagens abaixo de 65%.

Diante a isso, a ampliação da vacinação para a população em geral foi definida pela Secretaria de Estado da Saúde em conjunto com municípios a fim de mais pessoas se imunizarem contra o vírus Influenza.

Terceira etapa

A terceira, e até então última etapa, da campanha foi iniciada no dia 9 de junho e está disponível para pessoas com comorbidades e deficiência (física, auditiva, visual, intelectual, mental ou múltipla),caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo, profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas. Porém, somente 881 mil pessoas destes grupos se imunizaram.

Dados de Ribeirão

Até o momento em Ribeirão Preto, foram aplicadas 61.213 doses da vacina contra gripe em crianças, 7.601 em gestantes, 24.514 em profissionais da saúde, 1.950 em puérperas, 106.811 nos idosos, 9 em indígenas e 6.470 nos profissionais de educação do ensino básico ao superior. 

Em razão à Covid-19

Pessoas que está nos grupo de vacinação contra Covid-19 e recebeu doses da vacina, deve esperar o intervalo de 14 dias para receber a dose destinada a prevenção contra a gripe.

Se houver interesse em intercalar o cronograma, como o imunizante contra o novo coronavírus é aplicado em duas doses, é possível receber a primeira, aguardar 14 dias  para receber a da gripe, e depois esperar no mínimo mais 14 dias para receber a segunda dose contra COVID-19.

Respeitando os protocolos de prevenção, as salas de vacinação deverão manter organização do ambiente e evitar aglomerações, com distanciamento entre mesas de profissionais  e pacientes, além da disponibilização de álcool para higienização das mãos.

A aplicação da vacina contra a gripe deve ocorrer em sala distinta da reservada para imunização contra COVID-19.

Os profissionais estão orientados a fazer triagem com identificação de paciente com sintomas respiratórios, como tosse, coriza e falta de ar.  Os que apresentarem apenas tosse  ou coriza poderão receber a vacina, com a orientação para procurar um serviço de saúde. A mesma recomendação será dada aos que apresentarem febre ou mau estado
geral, e neste caso a aplicação da vacina precisará ser reprogramada até a recuperação do quadro clínico.

*Com informações da assessoria do Governo do Estado de São Paulo


Foto: Luan Porto (arquivo Revide)

Compartilhar: