Estudo aponta que jovens têm mais problemas bucais
Jovens com idade dentre 15 e 19 anos são os que mais sofrem com problemas bucais

Estudo aponta que jovens têm mais problemas bucais

Além das cáries, que tem uma grande incidência, as gengivites são as doenças mais frequentes na boca dos adolescentes

Um estudo realizado em 250 municípios do Brasil aponta que as pessoas que mais sofrem com as dores de dente são os jovens com idade dentre 15 e 19 anos. O Portal Revide conversou com um cirurgião dentista para explicar porque os adolescentes são os que mais apresentam problemas bucais.

Os pesquisadores notaram que um em cada três adolescentes apresentaram algum episódio de dor de dente nos últimos seis meses. Com o estudo também foi possível notar que 63% das crianças até 12 anos já tiveram algum problema relacionado a dores dentais.

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em Portugal, também mostrou dados alarmantes sobre o uso de higienização bucal, relacionado aos jovens. Ao todo, 20% dos adolescentes não escovam os dentes diariamente e apenas um em cada quatro escovam os dentes duas ou mais vezes ao dia.

De acordo com o dentista Luís Mauro Frederico, um dos principais motivos é a falta de higienização bucal. “Principalmente, por causa da qualidade insatisfatória da higiene bucal e da conscientização da necessidade de que se tem que fazê-la adequadamente, pois não é fácil convencer os adolescentes, como o uso diário do fio dental”, afirma.

Além das cáries, que têm uma grande incidência, ele comenta ainda que as gengivites são as doenças mais frequentes na boca desses pacientes. “A má oclusão, dentes mal posicionados, também são frequentemente encontrados”, diz.

Prevenção

O cuidado também deve ser redobrado com as crianças, em relação às doenças encontradas na boca. “A prevenção é a melhor maneira de se evitar esses problemas. Quanto antes as mães levarem seus filhos aos consultórios odontológicos é melhor”, comenta.

Se houver o uso diário de fio dental e uma boa escovação, após as refeições, é possível minimizar as doenças bucais, além de outros cuidados com a boca.

“Por isso, é importante às visitas frequentes ao consultório odontológico, para os check-ups preventivos e as orientações sobre higiene bucal”, afirma o dentista.

Ele diz também que as profilaxias, "limpezas" profissionais, e os tratamentos curativos e restaurações, também são fundamentais.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: