Exercício físico com diversão

Exercício físico com diversão

Com essa combinação, as aulas de spinning ganham cada vez mais adeptos nas academias da cidade

Matéria publicada na edição 1099 da revista Revide.

De tempos em tempos, é comum que alguma atividade física ganhe maior destaque nas academias. Esse espaço nobre já foi ocupado, por exemplo, pela zumba, pelo crossfit, pelas aulas de funcional e pelo beach tennis, a mais recente febre entre os ribeirãopretanos.

Nesse cenário disputado – e em constante alternância –, tem uma outra modalidade que tem chamado a atenção. O spinning, ou ciclismo indoor, não é uma novidade, mas passou por uma repaginada que vem agradando ao público. A prática é comprovadamente eficiente para o processo de emagrecimento, além de fortalecer o condicionamento cardiorrespiratório, definir a musculatura e evitar lesões pelo baixo nível de impacto.

Durante a atividade, a intensidade do exercício varia bastante, intercalando períodos intensos a outros mais tranquilos. Isso porque a aula simula subidas, descidas e mudanças de velocidade num suposto percurso de bike. Graças à variação desses movimentos, pode-se eliminar até 700 calorias em menos de 1 hora. E tem a questão da diversão também. Com som alto (do eletrônico ao sertanejo), jogo de luzes e os comandos do profissional que lidera a aula, mesmo quem chega desanimado acaba entrando no clima. 

Aqui em Ribeirão Preto já existe, inclusive, academias que têm, na prática do spinning, o seu ponto forte. É o caso da All Fitness Presential. A academia recebe, por dia, exclusivamente para as turmas de bike, uma média de 150 alunos. A capacidade é maior, mas a empresa, por precaução, trabalha com grupos reduzidos, de 33 pessoas na sala, para a proteção de todos em meio à pandemia da Covid-19.

“A pandemia exige essa medida, de redução das turmas. Ao mesmo tempo, tem motivado um número expressivo de pessoas a buscarem uma atividade física que alie saúde, bem-estar e qualidade de vida. As pessoas entenderam que precisam se movimentar. E elas querem se movimentar”, explica a personal trainer Gabriela Ferranti Belloube, a Gabi Belloube.

A especialista acrescenta que o spinning pode ser praticado por todos, todos os dias da semana, em qualquer época do ano. “Os alunos se desafiam, melhoram o desempenho e superam suas metas em cima da bike. É uma sensação boa demais, perfeita para combater o estresse e a ansiedade. Ficamos acabados e renovados. Por isso, a demanda na academia cresce a cada dia. A direção tem se empenhado para organizar as agendas e, assim, atender a todos com segurança”, revela. Há, ainda, outro fator que instiga os alunos: o hábito de organizar surpresas na programação. “As aulas temáticas sempre fazem o maior sucesso. Já tivemos de Halloween, de Carnaval, de Natal, do Queen e da Britney Spears, entre outras”, conclui. 

“Os alunos se desafiam, melhoram o desempenho e superam suas metas em cima da bike”, descreve Gabi

Melhor terapia

A empresária Ana Cláudia Santos Dominguos descobriu a modalidade há três anos, por indicação de uma amiga. “Nas três primeiras vezes que participei, achei que não fosse conseguir, mas, a competência dos personal trainers da academia somada à energia incrível das aulas foram me incentivando a continuar. Acabei me identificando com o espaço, com a dinâmica proposta e, especialmente, com as pessoas, que têm uma energia muito boa. É indescritível. Tem que fazer para saber como é. Hoje, não consigo ficar sem. Faz parte da rotina e não abro mão. Cada aula é única e supera todas as minhas expectativas. Posso dizer que o spinning se tornou a minha melhor terapia”, afirma.

A afinidade é tanta que, este ano, Ana Cláudia decidiu comemorar seu aniversário no local. “Sempre celebro essa data viajando. Com a pandemia, tive que mudar os planos. Queria reunir as amigas que fazem parte da minha vida, em um lugar bacana e surgiu, então, a ideia de fazer uma aula especial para essa ocasião. Tive todo o apoio da academia, que me ajudou com a organização de cada detalhe. Foi uma festa diferente e muito animada. Todas as minhas amigas amaram. Se tudo correr bem, ano que vem estaremos de volta”, adianta. 

Ana Cláudia celebrou o aniversário com as amigas em uma aula de spinning

Experiência diferenciada

A bike também conquistou o policial militar Victor Pereira Lima. “Lembro do dia que cheguei na academia. Apesar de ser apresentado ao leque diversificado de opções de modalidades esportivas oferecidas, como power jump, dança, step, yoga, fight, aulas de personal, cross e pump, resolvi agendar uma aula de spinning, pois sempre foi uma modalidade na qual me identifiquei e já havia realizado em outras academias da cidade. A experiência foi completamente diferenciada, desde o ambiente em que a aula acontece, até os equipamentos utilizados e a potência do sistema de som e luzes. Nunca havia feito uma aula tão animada e que conseguisse conciliar prazer e atividade física do início ao fim. Achei fantástica a ideia de se trabalhar não só membros inferiores, como os superiores também, porque no decorrer da aula você utiliza equipamentos como o elástico e halteres”, comenta. 

Victor sabe bem da importância de se manter uma rotina de cuidados para a saúde física e mental. “Por um período da minha vida, acabei desenvolvendo crise de ansiedade devido ao alto stress no trabalho. Depois de acompanhamento médico, obtive a informação do quanto a prática de exercício físico, regularmente, é benéfica e, desde então, tenho investido nesse caminho, mas confesso que a jornada ficou bem mais agradável depois que conheci as aulas de spinning”, finaliza. 

“Nunca havia feito uma aula tão animada e que conseguisse conciliar prazer e atividade física do início ao fim”, declara Victor

Principais benefícios 

A educadora física Flávia Müller Maciel, que atua na Academia Corpore de Ribeirão Preto, destaca alguns dos benefícios proporcionados por esse tipo de exercício:

• Baixo impacto, o que torna a modalidade mais segura para sedentários e pessoas com sobrepeso e obesidade;• Diversidade de estímulos, entre intensos, moderados e leves;
• Melhora dos níveis de aptidão cardiorrespiratória;
• Alto gasto calórico, contribuindo no emagrecimento;
• Auxílio no fortalecimento de pernas e glúteos;
• Extremamente motivante, por ser uma aula coletiva e acompanhada de músicas.

Flávia ainda comenta que, para evitar riscos e alcançar os resultados, a orientação e o acompanhamento de um profissional da área são essenciais.


Fotos: Luan Porto/ Arquivo pessoal

Compartilhar: