Exercícios físicos melhoram autoestima e sono de idosos
Exercícios aeróbicos, de musculação e de equilíbrio previnem doenças e melhoram o comportamento de idosos

Exercícios físicos melhoram autoestima e sono de idosos

Pesquisa de fisioterapeuta da USP confirma que atividades aeróbicas e musculação têm um impacto direto na saúde e no comportamento de pessoas acima dos 60 anos

Uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP revelou que atividades físicas de corrida, musculação e equilíbrio trazem benefícios para a saúde, comportamento e qualidade do sono de pessoas idosas.

Conduzido pelo Mestre em Fisioterapia pela USP Thiago Bonardi, o estudo avaliou 44 idosos hipertensos de 60 a 75 anos idade e os dividiu em três grupos distintos. O primeiro grupo realizou apenas exercícios aeróbicos, o segundo fez treinamentos de musculação acompanhados dos aeróbicos e o terceiro não realizou exercícios, apenas uma sessão de alongamento por semana.

“Percebemos que os grupos que realizaram os treinamentos físicos demonstraram uma significativa melhora nos aspectos emocionais, na autoestima e também na qualidade do sono, se distinguindo do grupo que não fez atividade alguma”, explicou Bonardi.

Os exercícios físicos diários possuem uma relação direta com a redução do estresse e da dependência dos idosos, provocando não só benefícios para uma vida saudável, mas também mudanças no comportamento social. “O impacto pode ser maior do que se imagina, pois os exercícios influenciam os idosos a dependerem menos das pessoas para se cuidarem, além de melhorar o convívio social”, comentou o fisioterapeuta.

A combinação de atividades aeróbicas e de força também resultaram em melhorias na qualidade do sono dos pacientes. Segundo Bonardi, foi observada a redução no índice da fragmentação do sono, que faz a pessoa “acordar a toda hora” em curtos ou longos períodos durante a noite, por meio de um aparelho que mede os movimentos dos pacientes em intervalos antes e depois das sessões de exercícios.

O fisioterapeuta também ressalta a importância da prática regular de atividades físicas para a prevenção de doenças, como hipertensão, mal de Alzheimer, colesterol alto, obesidade, osteoporose e AVCs. “A pessoa que se exercitar pelo menos 30 minutos por dia unindo atividades aeróbicas, de força e de equilíbrio evita consideravelmente a chance de ter doenças cardíacas, vasculares e de lesões causadas por quedas no futuro”, conclui Bonardi.


Foto: Pixabay

Compartilhar: