Faculdade de Medicina da USP busca voluntários com dor lombar para estudos

Faculdade de Medicina da USP busca voluntários com dor lombar para estudos

Pesquisadores querem avaliar abordagem integral para o tratamento individualizado da dor e método que busca reduzir a dor na caminhada

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP está buscando voluntários com dor lombar para duas pesquisas científicas. A primeira trata-se de um ensaio clínico randomizado controlado por placebo que avalia a eficácia da terapia cognitivo-funcional, que possui uma abordagem integral, para o tratamento individualizado da dor.

 

Para participar do estudo Eficácia da Terapia Cognitivo-Funcional (CFT), precisa ter entre 18 e 60 anos, dor lombar causada por postura, atividade ou movimento inadequado há três meses ou mais. Os voluntários não podem ter realizado cirurgia na coluna, não podem ter doença reumatológica ou neurológica e as mulheres não podem estar grávidas. Os interessados devem entrar em contato com os pesquisadores pelos números de WhatsApp: (16) 99274-0642 ou 99152-5845.

 

Já a pesquisa Efeitos da adição da estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) é um ensaio clínico randomizado cego que busca avaliar os efeitos clínicos da estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS), um método que busca reduzir a dor na caminhada.

 

Podem participar voluntários sedentários com idade entre 30 e 59 anos e com dor lombar há mais de três meses, sendo que os inscritos passarão por uma entrevista para preenchimento de questionários e avaliação física e, se forem elegíveis, os encontros presenciais serão agendados para caminhadas em esteira por 40 minutos, duas vezes por semana, durante cinco semanas na FMRP. Os interessados devem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail [email protected] ou pelos números de WhatsApp (16) 3215-0462, (98) 98208-2802 ou (16) 98197-1506.


Foto: Revide

Compartilhar: