Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto realiza eventos de prevenção e combate ao AVC

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto realiza eventos de prevenção e combate ao AVC

O Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento promovem um simpósio e uma atividade no Luis Carlos Raya

O Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP) e a Rede Brasil AVC promovem eventos de prevenção e combate ao AVC no próximo final de semana. Serão realizadas atividades nos dias 2 e 3 de novembro, sábado e domingo.

No dia 2 de novembro, a partir das 7h30, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, o VII Simpósio do Dia Mundial do AVC será debatido com estudantes e profissionais da saúde. As inscrições devem ser feitas no site no site pelos valores de R$ 30 a R$ 50.

“O AVC é o segundo caso de morte no Brasil. A cada ano organizamos em torno de 29 de outubro a campanha do Dia Mundial do Combate ao AVC. O foco deste ano em Ribeirão Preto é de que um em cada quatro pessoas vai ter uma AVC durante a vida, mas não deixe que seja você. É um tema relacionado a prevenção”, disse Octávio Pontes Neto, professor da USP.

Estima-se que, a cada ano, 13,7 milhões de pessoas sejam atingidas por esse problema e 5,5 milhões não sobrevivam. Segundo a Organização Mundial do AVC (WSO), a prevenção pode evitar 90% dos casos. Além disso, o reconhecimento dos sinais de alerta e o rápido tratamento de urgência em um centro especializado reduzem a possibilidade de sequelas.

Neto é responsável pelas atividades

“A redução de mortes pode ser feita através do controle de fatores de risco como pressão alta, diabete, colesterol elevado, sedentarismo, tabagismo e obesidade. Por conta disso, além do simpósio, no dia 3 será realizado uma atividade no Parque Municipal Doutor Luis Carlos Raya”, falou o especialista, que também é Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares.

A atividade no parque ocorre, das 8h às 12h, com médicos e profissionais de saúde. “Vamos distribuir panfletos informativos sobre o AVC, vamos avaliar os participantes e orientar. O objetivo é conscientizar o público sobre sintomas, causas e tratamentos dessa doença”, concluiu Neto.



 


Foto: Divulgação

Compartilhar: