Faltam 69 remédios nas unidades de saúde de Ribeirão Preto
Faltam 69 remédios nas unidades de saúde de Ribeirão Preto

Faltam 69 remédios nas unidades de saúde de Ribeirão Preto

Atrasos nos pagamentos e falta de interessados em licitações causaram deficiência no estoque do município

A falta de remédios em Ribeirão Preto é o resultado do não pagamento aos fornecedores. Segundo a prefeitura, 54% do problema, devem-se ao atraso das contas aos fornecedores. Outros 25% pela falta de interessados nas licitações, motivada por atrasos da verba.

Um levantamento da atual administração aponta a inexistência de 69 itens nas farmácias da rede municipal do munícipio. Entre os itens há falta de remédios como a loratadina 10mg, o omeprazol 20mg, o paracetamol 500mg e o antibiótico amoxacilina.

Entre as causas que levaram a esse quadro, são 17 licitações fracassadas, 37 casos de dívida junto aos fornecedores, três casos de atraso com o contratante, um atraso de repasse por parte do Ministério da Saúde e 11 atrasos devidos a trâmites burocráticos.

A renegociação dos débitos junto aos fornecedores e abertura de novas licitações para a reposição dos medicamentos em falta são medidas encontradas pela Secretária da Saúde em busca de uma solução. A rede municipal conta com 43 farmácias em suas Unidades Básicas de Saúde.

Confira a lista dos remédios que faltam nas unidades de saúde.


Foto: Divulgação

Compartilhar: