Falta de sono pode gerar mudança no comportamento de crianças
Falta de sono pode gerar mudança no comportamento de crianças

Falta de sono pode gerar mudança no comportamento de crianças

Além disso, dificuldade para dormir afeta diretamente no desempenho escolar

O sono é essencial para o desenvolvimento e aprendizagem infantil. Nesse período, a necessidade de noites bem dormidas é maior que a de um adulto, pois é quando acontece a formação do organismo de uma criança. Segundo a neuropediatra Karina Weinmann, a privação do mesmo causa impacto diretamente no neurodesenvolvimento, gera mudanças de comportamento e afeta o desempenho escolar dos pequenos.

“Durante a infância e a adolescência, o sono ajuda na formação dos tecidos e dos órgãos, entre eles o cérebro. Com isso, há um aumento importante da chance de desenvolver doença mental na fase adulta, há maior episódios de sonambulismo, cansaço, depressão e insegurança emocional", explica a médica.

De acordo com a neuropediatra, a falta do sono também eleva os níveis de cortisol, hormônio relacionado ao estresse, podendo gerar irritação, agitação e ansiedade. Além disso, o cortisol também pode aumentar a probabilidade de desenvolvimento de diabetes e obesidade. “Do ponto de vista físico, devemos lembrar que crianças que não dormem apresentam redução na produção do GH, hormônio do crescimento, impactando na estatura e crescimento. Além disso, há queda da imunidade, com risco maior de contrair gripes, resfriados e outras doenças virais”, diz a médica.  

A médica também afirma que quando se avalia os efeitos da falta de sono no cérebro, deve ser levado em conta o impacto na memória e na atenção, que segundo a neuropediatra é fundamental para o aprendizado escolar das crianças. “Um sono ruim também afeta o comportamento na escola e em casa, deixando as crianças mais irritadas, agressivas e agitadas”, explica Karina.

A falta de sono na infância está relacionada ao estilo de vida atual, em que os adultos com suas vidas corridas e agitadas, refletem diretamente no desenvolvimento das crianças, afetando o sono. “Sabemos que hoje a maioria dos pais trabalha fora e chegam em asa na hora em que as crianças deveriam estar dormindo ou pelo menos deveriam começar a rotina do sono. Naturalmente, os pais querem aproveitar os filhos, conversar, brincar, comer e acabam impondo um ritmo impróprio para a criança”, diz a neuropediatra. 

 Esse problema pode ser solucionado com uma rotina. Confira abaixo as dicas dadas pela neuropediatra que ajudarão as crianças a terem melhores noites de sono: 

- A criança precisa de uma rotina na hora de dormir e isso inclui um horário. Crianças devem dormir entre 19h e 20h;
- Coloque o pijama, escove os dentes e coloque a criança na cama ou berço;   
- Apague as luzes e aparelhos eletrônicos. Lembre-se que a casa precisa estar no ritmo de “dormir”, não só a criança;
- O quarto deve estar escuro e em uma temperatura agradável;
- Não dê alimentos açucarados e nem com cafeína no mínimo 3 horas antes do horário da criança dormir;
- É importante que a criança esteja bem alimentada, limpa e com roupas confortáveis;
- A cama é o lugar de dormir, portanto nunca a use como espaço para brincar;
- Escolha uma objeto de transição (bonecas, ursinho, naninha, etc.) para fazer companhia na hora de dormir;
- Leia alguma história calma e própria para a hora do sono, sem excitar demais a criança;
- Faça a criança dormir no quarto dela. O simples fato de descolocar a criança após ter adormecido pode ser suficiente para despertá-la.


Foto: Pixabay

Compartilhar: