Foram confirmados apenas três casos de dengue em Ribeirão Preto no mês de janeiro

Foram confirmados apenas três casos de dengue em Ribeirão Preto no mês de janeiro

Segundo Secretaria da Saúde, um óbito em decorrência da doença está em investigação no município

Ribeirão Preto confirmou apenas três casos de dengue no mês de janeiro, segundo o departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto divulgou no Boletim Epidemiológico. No mesmo mês de 2020, foram confirmados 2.932 casos da doença.

Foram notificados 383 casos suspeitos da doença em Ribeirão no primeiro mês deste ano. Entre os casos confirmados, dois foram em pessoas acima dos 40 anos, uma criança também teve resultado positivo para a doença. Ainda segundo o boletim epidemiológico, uma morte em decorrência da doença no mês de janeiro está em investigação. No dia 18 de janeiro, uma menina de 7 anos de idade, que estava internada com a doença em um hospital de Ribeirão Preto, morreu após complicações. 

Orientações

Mesmo com a queda nas confirmações, Sandro Scarpelini, secretário da Saúde, alerta para os riscos da doença e orienta sobre as formas de prevenção. “Oitenta por cento dos casos estão nas casas das pessoas e, por isso, a conscientização da população é fundamental. Cada morador deve cuidar do seu quintal, eliminando focos de água parada para que o mosquito não se desenvolva. Portanto, além das nossas atividades, precisamos muito da participação da população limpando sua própria residência”.

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico, prefere viver dentro das casas e construções. Ele tem o hábito diurno e se alimenta de sangue humano. A reprodução da fêmea acontecer em água parada, é necessário a limpeza de locais que podem acumular água para evitar a reprodução do mosquito. 

Luzia Márcia Romanholi Passos, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, alerta “A conscientização e ajuda da população são fundamentais para o controle da doença. Portanto, solicitamos aos moradores da cidade que eliminem os criadouros do mosquito, limpando seus quintais semanalmente e eliminando água parada, ambiente ideal para o Aedes crescer. Somente assim conseguiremos vencer essa batalha na cidade”. 

Leia mais

Arrastão de dengue recolhe 7,5 toneladas de lixo em Ribeirão Preto


Imagem: Freepik

Compartilhar: