Funcionários protestam contra a transferência da UBDS Central

Funcionários protestam contra a transferência da UBDS Central

Abraço coletivo em defesa da manutenção da unidade aconteceu nessa segunda-feira, 5

Dezenas de pessoas se reuniram em frente à Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) Central em um abraço coletivo para protestar contra a transferência da unidade e a instalação de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) no mesmo local, na Avenida Jerônimo Gonçalves, na Vila Tibério, nesta segunda-feira, 5. Entre elas, estavam funcionárias e enfermeiras da unidade, pacientes e seus acompanhantes. O Sindicato dos Médicos também manifestou sua oposição à mudança.

A Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou no começo do mês de junho que irá realizar a mudança da UBDS para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oeste, no Sumarezinho, Zona Norte da cidade. A administração municipal aguarda o recebimento de R$ 20 milhões do Governo do Estado para instalar o AME no local.

Hoje, a unidade recebe cerca de 8 mil consultas por mês e realiza mais de 20 mil exames, funcionando de segunda a sábado, das 7h às 19h.

“Já temos especialidades, poderiam ampliar aqui mesmo, reestruturar o UBDS Central, mas por que mudar uma região que é toda favorável a um atendimento mais rápido ao cidadão?”, questiona Célia Lima, enfermeira da unidade. Ela exige que o valor da obra seja destinado a melhorias na própria central.

O maior descolamento que será necessário para atender pacientes devido à transferência da unidade também é uma queixa dos funcionários, que garantem que não vão conseguir atender à demanda. “A nova unidade irá complicar muito tanto para nós como para os pacientes, aqui é um ponto de referência, de fácil acesso”, comenta Andréia Freitas, auxiliar de enfermagem do local.

Há 25 anos trabalhando na central, Leila Aparecida, de 52 anos, afirma que a unidade inclusive já salvou a sua própria vida. “Estava trabalhando e sofri um infarto, se não fosse pelo rápido pronto-socorro daqui eu não estaria viva”, ela garante.

Uma paciente que estava esperando para ser atendida reclamou muito da mudança. “Fiquei triste com a notícia, o AME não irá funcionar, não vejo nenhuma diferença, esse projeto da prefeitura para mim é uma furada”, diz Zenilda Jacinto.

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) garantiu que a UBDS só será totalmente realocada quando o prédio da UPA ficar pronto. Ainda não há uma data definida para que a transferência ocorra. Os funcionários aguardam uma definição se serão transferidos para a nova unidade ou para outros postos de saúde de Ribeirão Preto.


Foto: Pedro Grossi

Compartilhar: