Governo estadual diz que quilombolas começam a ser vacinados no sábado, 23
Anvisa nega que tenha feito qualquer restrição

Governo estadual diz que quilombolas começam a ser vacinados no sábado, 23

População havia sido retirada dor grupo prioritário, por conta de restrição da Anvisa; agência nega

Alegando que a Anvisa não teria autorizado o uso emergencial da CoronaVac na população quilombola, o governo estadual havia retirado as mais de 50 comunidades de quilombos de São Paulo do do grupo prioritário de vacinação contra covid-19. Mas, segundo anúncio feito em coletiva de imprensa no início da tarde desta quarta-feira, 20, o governador João Doria (PSDB)  alegou que a imunização dos quilombolas que vivem no Vale do Ribeira começa no sábado, 23.

“Lamentavelmente a população quilombola foi excluída do programa nacional de vacinação pelo Governo Federal. Em São Paulo, os quilombolas serão vacinados. Não é um fato novo”, frisou. Já a imunização dos indígenas aldeados terá início na sexta-feira, 22.

Por serem historicamente alvo prioritário de campanhas de vacinação no Brasil, as comunidades reconhecidas como remanescentes de quilombos no Estado de São Paulo, fariam parte do grupo prioritário máximo junto aos indígenas e profissionais da saúde. Mas, os quilombolas não constam mais como prioridade na primeira etapa de vacinação no plano, que publicado pelo governo estadual no início de dezembro de 2020 e contemplava essa população.  

A Secretaria de Saúde do estado alegou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não teria autorizado as comunidades de receberem o uso emergencial da CoronaVac. Em nota, a Anvisa negou e afirma que não há restrições ao uso da vacina pela comunidade quilombola. 

No final de 2020, o Ministério da Saúde divulgou oficialmente o Plano Nacional de Imunização onde incluía quilombolas, comunidades tradicionais ribeirinhas, pessoas privadas de liberdade e trabalhadores do transporte coletivo nos grupos prioritários a serem vacinados.

Nesta terça-feira, 19, o governado João Doria (PSDB) comentou no twitter  “O Ministério da Saúde excluiu os Quilombolas da fase inicial do Plano Nacional de Imunização. Acabo de determinar que em SP a população Quilombola fará parte do programa de vacinação desde já, conforme previsto no Plano Estadual de Imunização.” 

Campanha

O governo do estado de São Paulo vacinou desde domingo, 17, 16.726 profissionais de saúde contra o coronavírus, até as 13h46 desta quarta-feira, 20. Isso equivale a uma pessoa imunizada a cada três minutos

 

Texto: Lidia Mattos (Com supervisão de Raissa Scheffer)

 

 

Compartilhar: